Muito se fala sobre o físico de cada pessoa, sobre realizar exercícios ou fazer dietas para manter uma boa estrutura corporal. Mas a verdade é que cada pessoa tem um tipo de corpo e cada treino deve ser prescrito de acordo com ele.

Principalmente as mulheres possuem físicos muito distintos uma das outras e é possível perceber qual o tipo observando-se a silhueta em um espelho. Profissionais da área também podem ajudar a tirar certas dúvidas a esse respeito.

Tipo físico como identidade visual

Reconhecer certos detalhes no corpo é o que permite valorizá-lo ainda mais. Essa observação permite conhecê-lo melhor e definir qual seria o melhor visual para utilizar.

Esse autoconhecimento faz a pessoa escolher melhor seu look, investindo em roupas e acessórios que mantenham um equilíbrio visual. Isso produz uma imagem melhor de si mesmo, ao conhecer as próprias características físicas.

Se importar com o próprio corpo significa se sentir mais confortável e seguro ao escolher e vestir alguma roupa, podendo valorizar mais o tipo físico, transformando sua imagem.

Tipos físicos para prática de treinamento da musculatura

O conhecimento do tipo físico, também conhecido como biotipo, é o que permite a pessoa realizar seu treino ideal. Existem 3 tipos básicos de corpo: o mesomorfo, o endomorfo e o ectomorfo.

Alguns exames também são importantes para definir o perfil pessoal, além dos traços físicos. A qualidade dos exercícios físicos pode ser melhor dependendo do tipo físico, mas esse parâmetro serve apenas como uma orientação geral.

Outros fatores também são importantes para a prática correta de atividades intensas, como idade, a motivação para a prática de algum exercício, qual a necessidade de querer fazê-los e se há restrições em relação à saúde da pessoa. Tudo isso é fundamental, além do tipo de corpo, para realizar algum tipo de treinamento.

Quais são os tipos físicos?

Para cada tipo corporal existem caraterísticas diferentes. Mas nenhum indivíduo apresenta somente um desses tipos. A maioria das pessoas apresenta mais de uma delas, mesmo que alguma seja dominante.

A prática de exercícios físicos vai de acordo com essas caraterísticas, definindo também qual resultado a pessoa terá. Cada uma se exercitará com uma intensidade diferente e com tempos de resposta de resultados diferentes.

  • Mesomorfo

Aquela pessoa com mais facilidade de ganhar massa muscular, que possui um corpo e massa corporal bem definida. Consegue perder gordura mais rapidamente que outras, através de uma dieta nutricional feita da forma correta.

Os melhores exercícios para esse tipo de corpo incluem atividades que trabalhem os membros superiores e inferiores.

  • Endomorfo

Possuem um corpo que acumula gordura de forma mais rápida, principalmente na região abdominal, tendo uma estética corporal mais arredondada. Costumam ser mais baixos, com membros mais curtos. Precisam ter uma alimentação mais regulada e possui um metabolismo mais lento.

A prática de exercícios ideal são atividades aeróbicas, que ajudam na perda de gorduras, tomando o cuidado também para não sobrecarregar as articulações devido à intensidade do treino.

  • Ectomorfo

Tem metabolismo mais acelerado e são mais magros, apresentando quase nenhuma gordura. Possuem membros mais compridos e tem uma estrutura corporal mais frágil. Devem seguir uma alimentação balanceada, com orientações de nutricionistas.

Uma boa atividade física para esse tipo de corpo é a musculação, que proporciona ganho de massa muscular.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: