Manter uma vida ativa, com a prática de exercícios físicos regularmente, alivia o estresse e colabora para uma saúde mental mais equilibrada.

Os benefícios adquiridos com a atividade física vão muito além da estética corporal, melhorando a capacidade cognitiva, qualidade do sono e aliviando sintomas de estresse e ansiedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisou em 2018 que 47% da população adulta brasileira não praticam atividade física com a frequência necessária, o que se reflete em doenças físicas e mentais, como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.

 O estresse é caracterizado por uma série de fatores que causam uma sobrecarga emocional, podendo desencadear o surgimento de doenças mentais.

Benefícios da atividade física para a saúde mental

A saúde mental precisa ser cuidada com a mesma atenção que é dedicada para a saúde física, ambas são essenciais para o desenvolvimento sadio do ser humano.

A prática de exercícios aeróbicos minimiza os níveis de estresse e ansiedade, sendo úteis em estados depressivos, pois liberam endorfinas, melhorando o ânimo e bem-estar, o humor, a motivação e a autoestima.

A liberação de endorfina, hormônio conhecido comumente como hormônio da felicidade, acarreta muitos outros benefícios, entre ele estão:

  • Aumento da qualidade do sono;
  • Melhora da memória e concentração;
  • Maior disposição física e mental;

Todos os benefícios citados acima ajudam a aliviar o estresse e também apresentam melhoras significativas em pessoas com transtornos mentais.

Atividades físicas e a melhora da função cognitiva

Foi realizado um estudo que analisou a influência da atividade física regular com a melhora da função cognitiva.

Após seis meses as pessoas que mantiveram a prática de exercícios físicos regularmente, apresentaram uma melhora nos níveis de atenção, humor, memória, atenção e agilidade.

Dados epidemiológicos sugerem que pessoas moderadamente ativas têm menor risco de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias, mostrando que a participação em programas de exercícios físicos exerce benefícios na esfera física e psicológica.

Como ocorre o alívio do estresse?

Quando o corpo humano é exercitado com a atividade física, logo em seguida ocorre o relaxamento, que trabalha ativamente na sensação de bem-estar e alívio do estresse.

Pessoas com estresse tendem a manter o corpo sempre em estado de tensão, com os músculos contraídos. A atividade física ajuda a relaxar os músculos, mandando endorfina para o cérebro e aliviando a tensão.

Outro fator importante é que quando se está praticando algum tipo de exercício físico, o corpo e a mente estão demandando energia 100% para executar aqueles movimentos, isso muda o foco da mente e proporciona o alívio do estresse.

A atividade física já foi comprovada como sendo benéfica para a saúde física e mental, sendo uma alternativa simples para evitar o aparecimento precoce de doenças e uma grande aliada no combate ao estresse.

Para a atividade física não se transformar em uma obrigação desagradável, o ideal é procurar algo que faça bem ao seu corpo e mente, proporcionando bem-estar em primeiro lugar.

Buscar por atividades como caminhada, dança e yoga também são uma ótima opção.

Lembrando que a academia é o lugar perfeito para se exercitar, pois reúne a possibilidade de várias atividades e conta com o suporte de profissionais especializados.

Gostou deste artigo? Compartilhe!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: