Sem dúvidas, o treino é um fator extremamente importante para uma boa evolução física. No entanto, o treino não é o único fator que deve ser considerado em sua estratégia de evolução. Seja qual for o seu objetivo, uma nutrição adequada é indispensável.

Ter uma dieta bem equilibrada possibilita a obtenção das calorias e nutrientes de que você necessita para impulsionar as suas atividades diárias, sobretudo o treino de musculação, o treino aeróbico e qualquer outro exercício físico regular.

No entanto, quando se trata de fazer uma refeição para aprimorar o seu desempenho durante o treino, a tarefa não é tão simples quanto escolher alimentos saudáveis, como frutas e vegetais. A fim de alcançar seus objetivos na academia, é preciso comer os tipos de alimentos certos, em momentos específicos do dia.

Portanto, saber escolher aquilo que você come antes e depois do treino é fundamental para obter bons resultados. Se ficou interessado e gostaria de saber mais, continue lendo este artigo!

O que comer em uma refeição pré-treino?

O treino de musculação exige muita energia e disposição. Por esse motivo, a refeição pré-treino deve ser planejada para fornecer essa energia que será usada durante o treino. Se você não estiver bem alimentado, poderá se sentir fraco e até mesmo passar mal enquanto treina.

É importante lembrar que o corpo não utiliza a energia do alimento que você ingere de forma instantânea. A energia de uma refeição só será usada pelo corpo algumas horas depois. Com isso, a refeição pré-treino deve ser feita de quatro a seis horas antes do treino.

O carboidrato é a principal fonte de energia usada pelo corpo humano, sendo o macro nutriente ideal para a refeição pré-treino. Opte por fontes de carboidrato complexo, com baixo índice glicêmico.

Uma boa opção como pré-treino é a combinação de banana e aveia: duas excelentes fontes de carboidrato que funcionam muito bem juntas. Alimentos como arroz e batata doce também são bem-vindos em uma refeição pré-treino por se tratarem de fontes de carboidrato saborosas e acessíveis.

O que comer em uma refeição pós-treino?

Após o treino, o corpo fica desgastado e precisa se recuperar. Nesse momento, o organismo está necessitado de nutrientes. Em primeiro lugar, é importante repor o glicogênio que foi esgotado durante a prática do exercício físico. Em segundo lugar, comer proteínas após a atividade física é uma necessário para uma rápida recuperação muscular, particularmente após um treino de musculação.

Uma boa opção para uma refeição pós-treino é o consumo de proteínas de laticínios. Opte por alimentos com gordura reduzida, como o leite desnatado, o queijo cottage ou o iogurte natural, por exemplo.

Vale sempre lembrar que a gordura é um macro nutriente indispensável para o nosso corpo, principalmente para seu funcionamento hormonal. No entanto, é preciso escolher fontes de gorduras boas. A castanha de caju, por exemplo, é uma excelente opção. Outro alimento muito popular entre praticantes de musculação é a pasta de amendoim, que pode ser usada pura, em panquecas feitas com ovo e aveia ou com o pão integral. Existem diversas opções para diversificar sua dieta e garantir bons resultados

Se você ficou interessado e gostaria de aprender mais sobre nutrição e treino, não deixe de acessar nosso site e entrar em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar!


Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o Nutri Green Online, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: