Muitas pessoas focam apenas no treinamento físico quando buscam resultados como emagrecimento, hipertrofia ou mesmo saúde e bem-estar. No entanto, apesar de a prática de exercícios físicos ser uma parte importante do processo, cuidados no período pós-treino também são fundamentais para que esses objetivos sejam alcançados.
Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença no seu desempenho, afinal, seu corpo precisa se recuperar de forma adequada depois das atividades físicas para obter bons resultados. Por isso, para otimizar o seu treinamento, listamos 5 coisas que você deve evitar no pós-treino.
1. Não se alongar
Um bom alongamento depois do treino garante um processo de recuperação mais rápido nos músculos, já que a prática promove a irrigação dos vasos sanguíneos e melhora a recepção de nutrientes. Com o tempo, o alongamento também permitirá que seu corpo fique mais flexível e ajudará no crescimento muscular. Por isso, não pule essa etapa do pós-treino.
2. Ficar sem beber água
Muitas pessoas bebem água durante o treino, mas acabam esquecendo ou diminuindo a ingestão após finalizar os exercícios. Esse é um grande erro que deve ser evitado, já que a água é fundamental para a reposição do líquido perdido ao longo das atividades pela transpiração. Além de evitar a desidratação, a água ainda ajuda no transporte de nutrientes essenciais para recuperação do seu corpo.
3. Comer alimentos pesados e gordurosos
De nada adianta se esforçar no treino para chegar em casa e comer um hambúrguer ou uma lasanha. Além de atrapalhar na perda de peso, caso esse seja seu objetivo, esses alimentos pesados também dificultam o processo digestivo, influenciando diretamente nos resultados dos exercícios. Isso porque, após o treino, o nosso corpo precisa de nutrientes, que não serão repostos da forma correta se investirmos em lanches gordurosos.
Por isso, no pós-treino, o ideal é ingerir alimentos com carboidratos e proteínas, que ajudam na reposição da energia e na restauração muscular. Também evite ficar muito tempo sem comer após o treino. O mais indicado é fazer uma refeição em até 30 minutos depois das atividades.
4. Ingerir bebidas alcoólicas
Existem diversos fatores que fazem beber álcool depois de realizar exercícios não ser uma boa opção. Primeiramente, essas bebidas são supercalóricas e sem nutrientes, de modo que não contribuirão em nada para a reposição que o seu corpo precisa após o treino. Além disso, seu fígado terá que metabolizar o álcool e pode acabar não conseguindo cuidar de hormônios que seriam importantes para a construção muscular. Isso, sem contar que o treino promove a desidratação e o álcool é capaz de potencializá-la, o que pode causar fraqueza e dor de cabeça.
5. Não dormir bem
Depois de todo o esforço na academia, é muito importante descansar para garantir a recuperação do corpo e a reposição de energias. Uma boa noite de sono depois dos exercícios faz seus músculos se regenerarem das microlesões causadas pelo treino e ainda pode ajudar no ajuste de hormônios do apetite, o que é importante para quem busca emagrecimento. Potencialize seus treinos!
Agora que você sabe o que deve evitar no pós-treino para melhorar os resultados das suas atividades, já pode colocar as dicas em prática.
Continue lendo nosso blog para conhecer ainda mais formas de potencializar seus treinos.
Categorias
- Alimentação
- Alongamento
- Atividade Física
- Ballet Green
- Beleza
- Bike Indoor
- Condicionamento Físico
- crossfit
- Depoimentos
- Emagrecimento
- Eventos
- Ginástica
- Greenzone
- HIIT
- Hipertrofia
- Infância e adolescência
- Judô
- Lutas
- Método DeRose
- Muay Thai
- Musculação
- My Gym
- Natação
- Nutrição
- Pilates
- Resultados
- Saúde
- Sem categoria
- Suplementos