Pimenta…há quem odeie, há quem ame. Mas há também quem faça uso desse alimento com outra finalidade que está para além da gastronômica: a do emagrecimento. É isso mesmo. Além de aumentar a sensação de bem estar, a pimenta também pode te ajudar a emagrecer através da aceleração do seu metabolismo!

Ficou curioso(a) para saber como isso acontece? Então confira o texto que preparamos sobre esse assunto!

Apesar de muitas pessoas acharem que o consumo de pimenta faz mal à saúde, os índices de propriedades benéficas existentes nesse alimento mostram totalmente o contrário. Além de prevenir doenças como artrite reumatoide, ela também acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer e promove o bem estar de quem a consome.

Um pouco mais sobre os benefícios da pimenta

Com um gosto bastante peculiar, boa parte dos benefícios da pimenta se dá em virtude da capsaicina, justamente a responsável pelo sabor característico do alimento. Essa propriedade faz com que a produção de endorfina (substância responsável por promover a sensação de prazer, daí que vem o bem estar promovido pela pimenta), seja estimulada,

Outros benefícios da pimenta dizem respeito às suas propriedades adstringentes, cicatrizantes, entre outros. Não é a toa que ela é o alvo de muitos estudiosos, pois acredita-se que suas propriedades também são úteis no tratamento de doenças como diabetes e câncer.

Como a pimenta pode ajudar no processo de emagrecimento?

Como possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a pimenta ajuda a limpar as células do corpo humano, o que faz com que o organismo funcione de maneira otimizada, evitando que a gordura se acumule.

Além disso, estamos falando de um alimento altamente termogênico, que tem como principal característica acelerar o metabolismo. Isso acontece porque, devido a essa característica, a pimenta necessita de uma maior queima de energia para ser digerido, o que faz com que o corpo queime calorias de forma mais rápida e, consequentemente, aconteça o emagrecimento.

Mas como utilizar a pimenta com a finalidade de ajudar no emagrecimento?

Existe uma grande variedade de tipos de pimenta, e todas contam com os benefícios que citamos acima. No entanto, é bom evitar a pimenta-do-reino, pois ela pode causar algum desconforto estomacal.

Para se assegurar de que está de fato garantindo todos os benefícios, evite consumir molhos condimentados ou demais produtos industrializados. Ao invés disso, opte por pimentas in natura ou molhos feitos em casa, cuja base seja também pimentas in natura.

As melhores opções são as caseiras porque não contam com nenhum fator externo que possa comprometer sua qualidade, e dessa forma, a obtenção dos benefícios da pimenta é uma certeza.

Faça da pimenta sua aliada no processo de emagrecimento e note o quão benéfica ela é para o seu bem estar. Mas assim como qualquer alimento, é preciso que o seu uso seja moderado para que não haja desconfortos causados em virtude do abuso do consumo do alimento.

Essas foram algumas dicas sobre o consumo de pimenta e de que forma ele pode ser benéfico para a sua saúde e emagrecimento. Se quiser conferir mais conteúdos sobre saúde, acesse nosso BLOG!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: