Para entender como o yoga pode ajudar a combater a ansiedade, deve-se primeiramente entender sua definição.

Ao contrário do que muitos pensam, yoga não se restringe à prática de exercícios físicos. Também não é religião, muito menos terapia. De acordo com os professores Rosana Rosch e João Carlos Barbosa Gonçalves, do Ashram Urbano, yoga é uma filosofia milenar praticada inicialmente na Índia que se propagou no ocidente há pouco mais de um século.

Esta disciplina espiritual se baseia em diversas escrituras sagradas da cultura indiana relacionadas à construção do saber, investigação da consciência e da ideia da correspondência entre o homem e à fonte criadora.

Shiva, conhecido como o criador mitológico do yoga, é representado pela destruição de padrões e pela transgressão do pensamento.

Assim como Shiva, o yoga busca ir de encontro à tendência natural de voltarmos a nossa atenção ao externo. Ao invés disso, dedicamos a atenção a nós mesmos.

Seu objetivo principal é trazer equilíbrio e evolução pessoal para superar o sofrimento e alcançar um estado de liberdade. Sendo assim, o yoga é um instrumento de autoconhecimento e conexão que pode auxiliar a todos, independente de crenças e objetivos pessoais.

Agora que está claro o que é yoga, vamos esclarecer seus benefícios.

Benefícios

Atualmente, a prática do yoga se diferencia bastante de sua forma original devido à ênfase que se dá aos benefícios físicos. Mas a melhoria que esta filosofia traz para seus praticantes engloba também a saúde mental, além do equilíbrio emocional e espiritual.

Dentre os benefícios físicos pode-se destacar a regulação dos batimentos cardíacos, o aumento da capacidade respiratória e o realinhamento da postura.

Promove também o fortalecimento muscular, melhora a qualidade do sono e aprimora o equilíbrio.

Através do yoga é possível se conhecer melhor e entender o poder que a mente exerce sobre todos os aspectos da vida. A forma como interpretamos as situações cotidianas determinam o nosso estado mental, que é refletido em nosso corpo.

Além disto, o yoga serve como um instrumento para a evolução espiritual. Entender que somos parte de um todo e estabelecer uma conexão com ele traz outra perspectiva para a vida.

A seguir, vamos entender como o yoga pode ajudar no tratamento de doenças de cunho emocional, como a ansiedade.

Como o yoga pode ajudar a combater a ansiedade?

Estados de tensão prolongados e exagerados caracterizam a ansiedade como uma doença, pois acabam interferindo no dia a dia das pessoas.

Neste contexto, o yoga aparece como uma alternativa para recuperação da saúde emocional. Através de técnicas sistêmicas pode-se alcançar uma melhoria do bem-estar em todos os campos.

Quadril, ombros, peito e garganta são pontos em que as emoções se concentram. As posições (Asana) ajudam a liberar as tensões no corpo. Já a respiração (Pranayama), faz com que a pessoa preste atenção na energia interna, exercitando a atenção plena.

A introspecção (Pratyahara) permite a retração dos sentidos de influência externa, permitindo identificar e liberar emoções represadas. Sem falar na meditação, que permite treinar os pensamentos e emoções para nos tornamos mais conscientes do que se passa internamente.

Quer experimentar todos os benefícios que o yoga pode te proporcionar? Agende uma aula experimental na Greenlife!

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional online, para lhe ajudar a obter os melhores resultados. Faça seu acompanhamento nutricional exclusivo com a qualidade da marca Greenlife.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: