Recomenda-se que as crianças e adolescentes tenham pelo menos uma hora de exercício por dia para se manterem saudáveis. Mas lutar contra o fascínio quase constante da televisão, dos computadores, dos smartphones e dos videogames pode ser um desafio para os pais que desejam estimular a atividade física nessa fase. Não é de admirar, então, que tantos de nós nos em apoiamos videogames como o Nintendo Wii e nos consolando com a noção de que, se nossos filhos vão jogar videogames de qualquer maneira, pelo menos eles estão jogando videogames ativos.

 

Mas, infelizmente, um estudo recente realizado pela revista Pediatrics mostrou que dar aos filhos videogames ativos não os incentiva e se movimentam, mais do que dar a eles “jogos sedentários”.

 

Então, é hora de voltar ao básico. Desconecte e ajude seus filhos a se manterem saudáveis com essas idéias para incentivar a atividade física das crianças e adolescentes:

 

1. Caminhe até a escola

Se for uma opção para você, ao invés de levar seu filho para a escola de carro, o incentive a caminhar. Bicicleta, skate, patinete, etc. são igualmente boas opções. Não só vocês dois vão fazer mais exercício, mas se o seu filho, costuma ser um pouco sonolento no período da manhã, essa pequena atividade física o manterá alerta e pronto para aprender quando chegar à aula.

 

2. Envolva toda a família

Em vez de escolher um (ou mais) dos seus filhos para se exercitar, torne o exercício algo que toda a família possa participar. Planeje um passeio noturno depois do jantar, passe uma tarde de sábado no parque ou jogue uma partida de futebol no quintal.

 

3. A escolha é deles

Encontrar uma atividade que seu filho desfrute genuinamente é a melhor maneira de garantir que ele/ela irá praticá-lo. E a melhor maneira de descobrir quais atividades físicas seu filho pode gostar é perguntando. Envolva seus filhos em uma conversa sobre os tipos de esportes e outras atividades que eles consideram atraentes e trabalhe em conjunto para criar um plano para incorporar mais dessa atividade em sua rotina. Isso permite que seus filhos desempenhem um papel ativo em sua saúde física, em vez de se sentirem como se um esporte ou outra atividade fosse uma obrigação infligida a eles.

 

4. Programe suas atividades

Selecione uma atividade favorita (ou uma nova atividade que você gostaria de experimentar), escolha uma data e hora para fazer isso e faça os planos, reservas, aluguel/compra de equipamentos – e, em seguida, coloque-a no calendário. Transforme o “exercício” em um “evento” que pode ser esperado.

 

5. Faça um gráfico de atividade física

“Tarefa” é uma palavra com conotações bastante negativas, especialmente para as crianças e adolescentes. Mas você pode usar o conceito de um gráfico de tarefas (talvez renomeá-lo como “Folha de atividades”) para ajudar a lembrar seu filho a se manter ativo durante o dia. Dependendo da idade do seu filho, você pode até mesmo percorrer a rota tradicional do gráfico de tarefas e fornecer estrelas douradas para serem aplicadas no gráfico nos dias em que todas as tarefas de atividade foram concluídas.

 

6. Estimule a prática de atividades ao ar livre

Remova fisicamente o controle do videogame de suas mãos, se necessário, e mande seus filhos para fora para jogar futebol. Se você não tem um quintal ou área de lazer ao ar livre segura em casa, leve-os para um parque. Existe algo entre crianças e ar livre que praticamente garante uma certa quantidade de brincadeiras.

 

7. Incentive o bom comportamento

Seus filhos olharão para você como um exemplo, e nenhuma quantidade de encorajamento funcionará se eles virem o oposto em você. Mas, se eles virem você fazendo da atividade física uma prioridade para si mesmos, eles geralmente se interessarão pelas atividades.

 

Você tem alguma dica adicional a ser compartilhada para incentivar a atividade física das crianças e adolescentes?

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: