Que a musculação traz inúmeros benefícios para a saúde não é novidade para ninguém. Porém, além dos benefícios estéticos e funcionais que todos conhecem, a prática desta atividade física também ajuda na prevenção e combate de várias doenças. Uma dessas doenças que atinge milhares de pessoas e que vamos abordar neste post é a diabetes.

A prática da musculação facilita a entrada da glicose nas células, impedindo que ela se acumule na corrente sanguínea, que é o que acontece com os diabéticos. No nosso organismo existe um transportador de glicose que é ativado com a contração muscular, fazendo com que ele migre da parte interna para a superfície da célula. Ao chegar na superfície, esse transportador absorve a glicose do sangue de forma muito eficiente, proporcionando a sua queima e reduzindo os níveis de glicose no sangue. O organismo do diabético possui uma grande dificuldade de queimar a glicose e com a musculação essa queima é acelerada e potencializada, por isso esse processo é tão importante no combate à doença.

Outro fator importante que pode aumentar as chances de ter diabetes ou agravá-la é o sobrepeso. A musculação associada a exercícios aeróbicos é uma forte aliada para a perda de peso. Alguns estudos constataram que a cada quilo que a pessoa emagrece ela diminui em 15% a chance de adquirir diabetes.

Um alerta importante para os diabéticos que praticam musculação é que deve ser feito o controle da glicemia antes de se iniciar os exercícios. Se a glicemia estiver acima de 250 mg eles não devem praticar atividade física. E se estiver abaixo de 100 mg, é recomendado comer algum alimento à base de carboidrato para evitar a hipoglicemia.

Outras atividades físicas que ajudam a combater a diabetes

Além da musculação, existem também outras modalidades esportivas que auxiliam na prevenção e no controle da diabetes. São elas: corrida, natação, ciclismo. Vale lembrar que antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é necessária uma orientação médica e acompanhamento de um educador físico durante a execução dos exercícios.

Com os treinos regulares e uma alimentação balanceada, os diabéticos conseguem alcançar vários resultados positivos, sejam de curto, médio e longo prazo. Entre os benefícios de curto prazo é possível citar  a captação da glicose pelos músculos, e diminuição da glicose no sangue. E os benefícios de médio e longo prazo são: Aumento da ação da insulina, o aumento do colesterol bom (HDL) e redução do ruim (LDL), redução dos triglicérides e da gordura corporal, melhor controle da pressão arterial, redução dos riscos de problemas cardiovasculares e melhoria das funções cardiorrespiratórias.

Praticando atividades físicas e aderindo a um estilo de vida mais saudável, os diabéticos têm grandes chances de conseguir manter a sua glicose estável, reduzindo assim os riscos de problemas mais graves gerados pela doença.


Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o Nutri Green Online, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: