Se você começou a fazer musculação, então é bem provável que o seu objetivo seja o ganho de massa muscular. Muita gente entra na academia e começa a treinar sem nem ter ouvido falar em hipertrofia muscular, muito menos saber o que é e como conseguir.

 

Não tem problema nenhum nunca ter ouvido falar em hipertrofia muscular, o problema é tentar fazer sem saber exatamente o que é como deve ser feito. Afinal, não é difícil encontrar pessoas nas academias que fazem coisas absurdas, treinam da maneira errada e até se machucam desse jeito.

 

Por isso, preparamos este texto para você. Continue a sua leitura e veja agora tudo o que você deve saber antes de começar um processo de hipertrofia muscular!

 

Primeiramente, o que é a hipertrofia muscular?

Quando treinamos musculação, o objetivo é provocar pequenas lesões nas fibras dos músculos utilizados. É por isso que costumam dizer que se o treino não doer, algo está sendo feito errado. Claro, não é nenhuma dor absurda – se você sentir muita dor durante ou depois do treino, pode ser que tenha machucado seriamente devido a um exercício executado errado ou ter trabalhado com muito mais peso do que seu corpo aguentaria. Mas, no geral, é comum sentir algumas dores até 48 horas depois do treino.

 

Quando o treino acaba e você descansa, o seu corpo começa a trabalhar para reparar as fibras musculares que foram danificadas durante o exercício, construindo novas miofibrilas, cada vez mais espessas e em maior quantidade. É isso que faz com que o músculo fique cada vez maior.

 

Por quanto tempo é preciso descansar para permitir a hipertrofia?

Muita gente, na ansiedade de ver os músculos crescerem rápido, treina desesperadamente, passa horas na academia, todos os dias da semana. Provavelmente essas mesmas pessoas também reclamam que não veem resultados e os músculos não estão crescendo. Isso ocorre basicamente porque, se os músculos não conseguirem descansar o suficiente antes de serem danificados novamente, eles não conseguirão se reconstruir a tempo e crescer.

 

Aliás, se a musculatura danificada não consegue descansar o suficiente para se reconstruir, ocorre um processo chamado catabolismo muscular, o inverso da hipertrofia. Catabolismo é um estado em que o corpo utiliza a própria massa muscular já existente para reparar os músculos danificados, uma espécie de canibalismo que acaba com qualquer resultado que era esperado do treino. Por isso é importante dar ao grupo muscular trabalhado um descanso de 24 a 48 horas antes de treiná-lo novamente.

 

E qual é o papel das proteínas na hipertrofia muscular?

Quem pratica musculação sabe que as proteínas são o ingrediente principal na alimentação de quem quer ganhar massa. Isso ocorre porque as proteínas são o principal material para construir e fortalecer os músculos.

 

A ingestão de uma boa quantidade de proteínas e de calorias além de fornecer o material necessário para a construção de massa, ainda influencia na velocidade em que seus músculos se recuperam.

 

Se a sua dieta for pobre em proteínas, seus músculos crescerão mais devagar, mas se a sua dieta for rica em proteínas, o processo de hipertrofia muscular pode ser bem mais acelerado. É por isso que muitas pessoas recorrem aos suplementos de proteínas para aumentar a massa muscular.

 

Quanto tempo leva para ver os resultados?

Seus músculos não crescerão absurdamente da noite para o dia. É preciso entender que o processo de hipertrofia muscular leva tempo. São necessários alguns meses de treino, dieta e descanso para podermos ver resultados significativos.

 

Porém, mesmo que você não veja as mudanças no espelho logo no começo, não se preocupe. Essas mudanças estão acontecendo a nível celular, todo dia um pouco mais de músculo é construído no corpo, mesmo que você não veja. São esses pequenos incrementos de massa que, somados, lhe darão o resultado desejado futuramente!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: