Assim como a gordura, o inchaço provocado pela retenção de líquidos também é capaz de esconder os resultados da musculação. Muitas vezes o problema não é que os músculos não estão crescendo e se definindo, é que eles estão escondidos debaixo do inchaço – assim como acontece com a gordura, existem pessoas com abdomens perfeitamente definidos por baixo da camada de gordura.

 

Mas afinal, o que provoca essa retenção de líquidos e como acabar com esse problema que parece minar os resultados de tanto esforço na academia? Continue sua leitura e saiba agora!

 

O que provoca a retenção de líquidos?

A verdade é que existem diversos fatores que causam a retenção de líquido. Mas é possível identificar o que está de fato causando esse inchaço observando a parte do corpo onde costuma haver retenção de líquidos, alguns hábitos e situações.

 

Ficar muito tempo de pé ou sentado, por exemplo, gera uma verdadeira briga contra a gravidade, dificultando a circulação sanguínea e causando, consequentemente, o inchaço. Já a retenção de líquido na região do abdômen tem outras causas: a baixa ingestão de líquidos, a falta de fibras na alimentação, alguma dificuldade no funcionamento do fígado e até mesmo a má mastigação dos alimentos.

 

Outro hábito que faz com que o corpo retenha líquido e fique inchado é a ingestão frequente de bebidas alcoólicas. Além disso, consumir em excesso alimentos enlatados, em conserva e congelados, exagerar no sal na hora das refeições e consumir muitos alimentos industrializados (como biscoitos, salgadinhos e etc.) pode causar inchaço devido à alta concentração de sódio.

 

Nas mulheres, a retenção de líquidos é ainda mais comum. Na TPM, por exemplo, é comum que ocorra a retenção de líquidos, por isso é importante ter atenção ao que comer nesse período e ingerir bastante água. O uso de pílula anticoncepcional e de salto alto também são grandes causadores da retenção de líquidos nas mulheres.

Como evitar o inchaço devido à retenção de líquidos?

Agora que você já sabe o que causa a retenção de líquidos, fica bem mais fácil de imaginar o que fazer para evitar esse problema, não é mesmo?

 

Para começar, preste atenção ao consumo de água, procure beber pelo menos 2 litros por dia. Isso além de diminuir o inchaço, fará com que seu corpo trabalhe com muito mais eficiência.

 

Além disso, reveja a sua dieta. O que você anda comendo? Evite consumir muita comida industrializada, deixe os salgadinhos, os biscoitos e os congelados para um dia ou outro, não consuma sempre. Prefira uma dieta rica em alimentos naturais, com bastante frutas, verduras, legumes, folhas e carnes mais magras. Tente diminuir também o uso de sal nas suas refeições, isso além de diminuir bastante a retenção de líquido e o inchaço, ainda fará um bem enorme para a sua saúde – principalmente para o coração!

 

Se você trabalha sentado o dia todo, procure levantar e se movimentar algumas vezes para fazer o sangue circular pelas pernas. Caso não seja possível, movimente as pernas e faça massagens sentado mesmo. Se você trabalha em pé, tente sentar de vez em quando para evitar aquela luta constante da sua circulação sanguínea com a gravidade e experimente deitar-se no final do dia com as pernas para cima para o sangue fluir pelo corpo todo.

 

Já para as mulheres que usam salto alto no seu dia a dia, tenha sempre por perto um par de calçados confortáveis e sem salto para usar nos intervalos e dar um descanso para os pés e reduzir a pressão causada na região das panturrilhas.

 

Por último, no caso da retenção de líquidos causada pelos hormônios (TPM e uso de pílula anticoncepcional) procure ter uma dieta rica em vitaminas, ácidos graxos e ácidos gamalinolênicos como sementes, castanhas e óleos vegetais. Caso isso não resolva o problema, é preciso conversar com o ginecologista para procurar a real causa do inchaço.

 

A retenção de líquidos é um problema bem comum. Muita gente tem, fica incomodada e nem imagina que, através de algumas simples mudanças nos hábitos, é capaz de acabar com ela!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: