Você já deve ter presenciado alguém falar sobre o quanto se sente bem depois de praticar atividade física, não?

Além de ajudar na perda de peso e melhorar a nossa saúde, a atividade física libera alguns hormônios que trazem inúmeros benefícios para o corpo e mente, proporcionando uma enorme sensação de bem-estar.

Não é à toa que, quando um indivíduo é diagnosticado com depressão, por exemplo, além do tratamento tradicional medicamentoso e terapêutico, o médico costuma indicar os exercícios físicos para que o paciente saia desse estado depressivo e de inércia.

E faz todo sentido, pois movimento gera energia, mudando assim o estado mental do paciente.

Vamos falar mais a seguir sobre hormônios que são liberados na atividade física. Vem conferir com a gente!

Quais hormônios são liberados na atividade física

Não é novidade pra ninguém sobre o quanto os exercícios físico são benéficos para a saúde.

O que muitos não sabem é que, durante a atividade física, nosso organismo libera substâncias que dão sensação de prazer. Nosso corpo é como uma máquina que, ao se movimentar, transmite uma resposta hormonal, influenciando nosso organismo, corpo e mente.

Vejamos a seguir os hormônios são liberados na atividade física:

Endorfina

Um dos hormônios mais populares e citados sobre a prática de atividade física é a endorfina. Esse hormônio é como uma espécie de analgésico natural do organismo, responsável por amenizar sintomas físicos como dores, por exemplo.

Além disso, a endorfina ajuda a reduzir a ansiedade, sendo ótima para quem sofre com a síndrome do pânico. Você é muito ansioso? Está esperando o que para começar a se exercitar e liberar muita endorfina?

Serotonina

Outro hormônio liberado durante os exercícios físicos é a serotonina. Também conhecida como sendo o hormônio da felicidade, a serotonina é benéfica para ajudar a controlar as nossas emoções, melhora o humor e até os níveis de colesterol.

Adrenalina

Também durante a prática de atividade física é liberado o hormônio de adrenalina, responsável pela glicose no sangue e pelo aumento da nossa metabolismo.

A adrenalina nos deixa em estado de alerta, ajuda a queimar as calorias, por isso ocorre o emagrecimento quando se adota uma rotina regular de exercícios e aumenta a frequência cardíaca.

Hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento, também conhecido como somatotrofina ou GH é liberado também, porém de acordo com a intensidade do exercício.

Esse hormônio também ajuda na queima de gordura, além de fortalecer o crescimento dos tecidos e na fibra muscular. Quem está treinando com o foco em ganhar massa magra, por exemplo, deve realizar um treino mais intenso para que o hormônio do crescimento aumente no sangue.

Como você pode observar, são muitos os hormônios liberados durante a pratica atividades físicas. Cada um dos hormônios tem papel essencial em nosso cérebro e organismo, librando substâncias que aumentam a nossa sensação de bem-estar.

Bora movimentar o corpo?

Inicie agora mesmo a sua rotina de atividades físicas. Em nossa academia você conta com profissionais especializados que irão ajudar você a se exercitar de forma saudável e com responsabilidade.

Acesse nosso site e conheça os planos.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: