Uma pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, apontou que, em 2021, 57% da população brasileira está acima do peso.

Nesse cenário, é comum que surjam muitas dúvidas sobre o melhor caminho a se seguir. Por isso, no artigo abaixo, reunimos todas as informações necessárias para atingir seus objetivos de forma segura.

Para emagrecer, é melhor uma reeducação alimentar ou dieta?

Se você está na luta com a balança, já deve ter ouvido falar de diversas dietas populares e com propostas milagrosas. É verdade que é possível perder peso de forma rápida com as dietas. Porém, é seguro?

Diversos especialistas, como nutricionistas, apontam o efeito sanfona, também conhecido como efeito rebote, como uma das principais consequências de dietas restritivas. Isto é, o rápido ganho de peso logo após o término de uma dieta.

Por isso, para quem está procurando resultados a longo prazo, com manutenção fácil, a reeducação alimentar é uma saída mais segura.

3 diferenças entre reeducação alimentar e dieta

Apesar de muito confundidas, dietas e reeducação alimentar apresentam propostas completamente diferentes. Abaixo listamos 3 diferenças principais entre esses dois tipos de plano alimentar para te ajudar a entender melhor.

1. Os objetivos iniciais

Quando falamos de dieta, automaticamente associamos a perda de peso. Isso porque a maioria das dietas populares, como a low carb, focam no emagrecimento a qualquer custo.

Em contrapartida, a reeducação alimentar, foca em uma mudança de hábito alimentar. Isto é, a priorização de alimentos saudáveis que provocam impacto direto na nossa saúde.

2. A duração do processo

Em uma dieta, o plano alimentar é restrito para gerar resultados mais rápidos. Porém, na reeducação, os alimentos não tendem a ser cortados completamente e sim equilibrados para, gradativamente, priorizarmos uma comida saudável.

Ou seja, enquanto as dietas traçam metas para curto prazo, a reeducação alimentar é para a vida toda.

3. Os resultados no corpo e na saúde

Apesar de ambas opções, dieta ou reeducação, funcionarem para a perda de peso ou até mesmo ganho de massa magra, seus resultados são diferentes.

Com uma dieta, é possível perder peso em poucos dias. O que poderia demorar meses para ter o mesmo efeito com uma reeducação.

No entanto, na reeducação alimentar, manter o peso é mais fácil, porque o corpo tem tempo para se acostumar e as práticas são seguidas para sempre.

Quais são as vantagens da reeducação alimentar?

Ao ingerir alimentos mais saudáveis com a reeducação alimentar, você está fornecendo os nutrientes necessários para o funcionamento correto do seu organismo.

Entre os principais benefícios da reeducação alimentar, citamos:

  • Fortalecimento dos cabelos e unhas;
  • Pele mais saudável;
  • Melhora no humor;
  • Aumento da energia e disposição;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aceleração do metabolismo.

Porém, vale ressaltar que essas mudanças não acontecem do dia para noite. É preciso ter consistência e, ainda, consultar um especialista na área para garantir a construção de um processo eficaz e saudável!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: