Ao contrário do que algumas pessoas pensam a musculação não é voltada apenas para quem se preocupa com a estética ou quer definir os músculos. Essa atividade física auxilia na prevenção de lesões e doenças, na melhoria da saúde e no aumento da disposição.

 

Nesse post vamos falar sobre como a musculação pode atuar na prevenção de algumas lesões e pode ser um tratamento poderoso para reabilitação.

 

Muitas lesões são causadas por tarefas básicas do dia a dia como ficar sentado por muitas horas na frente do computador, por exemplo. Se o seu trabalho exige isso saiba que se você não se prevenir, de médio a longo a prazo, essa simples rotina pode causar uma lesão na coluna que, com o passar dos anos, pode se transformar em algo mais grave como uma hérnia de disco ou artrose. Com a musculação é possível prevenir esse tipo de lesão, uma vez que ela ajuda a fortalecer os músculos que dão sustentação à coluna e ajuda a manter uma boa postura.

 

Com a chegada da terceira idade, outras lesões também começam a aparecer devido ao desgaste ósseo, a atrofia muscular é uma delas. Nesse caso a musculação é útil para aumentar a massa óssea, a flexibilidade e promover o fortalecimento muscular.

 

Outro tipo de lesão que costuma ser muito comum, principalmente entre as mulheres que usam salto alto com frequência, são as lesões no joelho. Para ajudar na prevenção destas, os exercícios de fortalecimento de quadríceps e panturrilha são muito indicados e trazem resultados positivos.

 

A musculação também é de grande importância para os atletas praticantes de esportes de alto impacto, como corredores, jogadores de vôlei, basquete e futebol, pois eles precisam de uma maior preparação física para aumentar a flexibilidade, evitar lesões graves e fortalecer os músculos e os tendões.

 

Como a musculação pode ser útil para a reabilitação?

Para lesões mais severas o tratamento de reabilitação é iniciado com fisioterapia, onde são feitos exercícios específicos para recuperar os músculos lesionados. Após a fase de fisioterapia e dependendo da lesão, o tratamento continua com a musculação de acordo com a prescrição do ortopedista e/ou fisioterapeuta.

 

Nesta etapa o profissional de educação física monta um treino voltado para reabilitação, geralmente sem muito peso no início e com mais exercícios focados na recuperação da força e do equilíbrio muscular. Vale lembrar que todo esse processo deve ser feito de acordo com orientação médica e com a supervisão de profissionais especializados na área.

 

A musculação é conhecida como um dos esportes mais completos, pois trabalha músculos do corpo inteiro e além de tudo que foi citado aqui, ela também é responsável pela melhoria dos sistemas imunológico, digestivo e da coordenação motora. Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer atividade física, procure a orientação de um professor para que ele te indique a melhor opção de treino de acordo com suas necessidades.

Entre em contato conosco para agendar uma aula experimental e conhecer nossa estrutura e nossas modalidades!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: