Todas as pessoas que começam a fazer exercícios físicos têm um objetivo. Pode ser o ganho de massa muscular, emagrecimento, melhorar a performance ou para cuidar da saúde e bem-estar. O começo é desafiador, mas depois o corpo se acostuma com o stress e pode haver uma estagnação nos resultados.

Observar algumas práticas pode ser crucial para aumentar seu rendimento na musculação. Vamos dar algumas dicas para melhorar seu treino.

Alimentação

Sim, a alimentação é muito importante no rendimento dos exercícios por ser o combustível do corpo. Quando há acompanhamento profissional nesta área, pode-se até acelerar o aparecimento dos resultados. Treinar em jejum nem pensar! Isso pode ser prejudicial para o corpo, sem contar que a pessoa que se exercita em jejum pode passar mal e não conseguir terminar o treino, claro com raras exceções.

Antes de ir para a academia, o indicado é a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, com pouco açúcar, se alimentando preferencialmente entre 40min à 1 hora antes. Esses carboidratos serão processados mais lentamente dando ao corpo energia por mais tempo, sem picos de açúcar no sangue. Depois do treino, a recomendação é pela ingestão de proteínas aliadas a outra porção de carboidratos com pouco açúcar para ajudar as fibras musculares a se recuperarem.

Hidratação

Como todos sabem, o corpo humano é composto por cerca de 60% de água e os músculos também precisam do líquido para funcionar perfeitamente. Por isso, a garrafa de água não pode faltar durante o treino. Não se pode tomar muita água de uma só vez para não prejudicar o treino nem tomar água de menos. A palavra de ordem é equilíbrio.

Treinos combinados

A aceleração do metabolismo é um dos fatores que ajuda na perda de peso. Por isso, a dica é misturar exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Faça 5 a 10 minutos de esteira a cada três exercícios ou faça dois exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular alternadamente sem descanso. Antes de tomar esta decisão, o profissional de educação física deve ser consultado para dar a melhor orientação ou até montar o circuito que mais se aplica ao seu caso.

Mude o treino

No começo de cada treino a dificuldade em levantar os pesos é muito grande, mas com o tempo e com a evolução do músculo, essa dificuldade vai ficando menor. Quando o treino já estiver fácil demais, é hora de mudar os movimentos e as cargas para estimular os grupos musculares de maneiras diferentes. Por isso, consulte o personal trainer para que ele decida quais serão as próximas sequências.

O sono é de beleza

Após se alimentar corretamente, se hidratar e se esforçar em cada treino, é hora de descansar. Durante o sono o corpo se recupera das atividades do dia. Aquelas famosas oito horas de sono são o momento em que suas fibras musculares vão se recompor e os músculos vão se definir após o treino, mas se você não consegue dormir as 08 horas, tente mudar seu hábito aos poucos até se aproximar disso. Por exemplo, se hoje você tem o hábito de dormir 06 horas por noite, procure aumentar uma hora, depois de um tempo estará acostumado a dormir 07h, e assim consequentemente.

Hábitos simples podem fazer uma grande diferença no seu corpo e nos resultados que você busca para ele. As mudanças podem ser feitas gradualmente de acordo com a capacidade de cada um, mas sempre consulte um profissional.


Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o Nutri Green Online, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: