É de conhecimento geral que nosso corpo necessita de diversos tipos de nutrientes para que possa funcionar da maneira correta. Dessa forma, devemos consegui-los através de uma alimentação balanceada, que ajuda a garantir esse bom funcionamento e manter nossa saúde.

Todos os alimentos têm sua importância, com a presença de suas vitaminas e minerais para manter essa dieta saudável que tanto precisamos. A maioria deles são bem conhecidos pelas pessoas, mas outros nem tanto e, às vezes, até esquecidos.

Um exemplo são os alimentos ricos em fibras, uma substância muito importante para saúde do nosso corpo que traz diversos benefícios, entre eles ajudar no controle dos níveis de colesterol e fazer a regulação do sistema digestivo.

O que são fibras?

As fibras são substâncias que estão presentes em certos tipos de alimentos. Elas não são digeridas pelo nosso organismo, passando intactas por ele até finalmente serem eliminadas. Porém, isso não significa que elas não desempenham um papel muito importante para o corpo humano.

Pelo contrário, elas ajudam a absorver a gordura e a glicose, controlando o índice glicêmico e os níveis de colesterol do organismo. Podem também evitar casos de prisão de ventre, diarreia e também é muito conhecida por ajudar nas dietas de emagrecimento, ao proporcionar uma sensação de saciedade.

Quais os alimentos ricos em fibras?

Como dito antes, diversos tipos de alimentos possuem fibras em sua composição e estão presente em diversos tipos de alimentos que consumimos naturalmente no dia a dia e que talvez milhares de pessoas não saibam.

Podemos encontrá-las em refeições como lanches, nos pães, ou na hora do almoço, onde as fibras estão no arroz, nas massas integrais e nas verduras, como couve, alface, espinafre, brócolis, rúcula, entre outras.

Se encontram também nas leguminosas, como feijão, lentilha, ervilhas e grão de bico e em diversos legumes como abóbora, cenoura, pimentão e beterraba. Muitos desses alimentos em uma única refeição já permitem uma ingestão completa de fibras.

Há também outros alimentos talvez não muito consumidos, mas que também são importantes fontes de fibra, como nozes, castanhas e amêndoas. Cereais como granola, aveia, cevada e milho também estão nessa lista.

Acrescentam-se as frutas, como abacate, maçã, pêssego, pera, goiaba, figo, damasco, ameixa, entre outras, que são importantes fontes de fibras principalmente se consumidas juntamente com suas cascas.

A dieta em fibras para os atletas

Aqueles que são atletas também conseguem se beneficiar muito com uma dieta rica em fibras. O objetivo desse tipo de refeição é consumir alimentos naturais para suprir a necessidade da fibra, substituindo principalmente os suplementos.

Cada corpo lida com a ingestão da fibra de uma maneira diferente. Geralmente, em uma dieta específica para aqueles que estão em constante treino, há a presença de alimentos típicos de corredores, como brócolis, macarrão integral ou aveia.

Porém, é necessário que essa dieta seja feita de maneira regular, sempre procurando programar as refeições de maneira adequada. Assim, a melhor escolha de refeição antes dos treinos são os carboidratos, já que eles ajudam a preencher o estoque de glicogênio e ainda dão a energia que a pessoa necessita para realizar esforços físicos.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: