O treino de cardio vem se tornando cada vez mais frequente. Afinal, ele ajuda os seres humanos a desfrutarem de uma vida mais saudável. Não é por acaso que muitas pessoas estão entrando para academias no intuito de melhorar o condicionamento físico.

Nesse momento, uma dívida se torna muito comum: o treino de cardiorrespiratório deve ser feito antes ou depois da musculação? É justamente essa questão que responderemos nesse artigo. Acompanhe!

Treino de cardio: quando fazer?

O treino de cardio pode ser feito antes ou depois da musculação. Na verdade, ele pode ocorrer até mesmo em dias alternados. Não existe uma forma errada. A escolha está ligada, de um modo direto, aos objetivos que você almeja alcançar.

Assim sendo, se o seu intuito é trabalhar a hipertrofia muscular, pratique-o após a musculação. Desse modo será possível obter um aproveitamento mais elevado nas fontes energéticas. Porém, se você almeja obter preparo para maratonas, corridas de rua ou ciclismo, treine em dias alternados.

Assim como a musculação, essa modalidade de treino ajuda a melhorar a qualidade de vida dos praticantes. Diante disso, vamos explicar melhor a forma como ele age antes e depois da musculação. Veja!

Cardio antes da musculação

Quando as pessoas almejam perder calorias e eliminar gorduras, é indicado que esse treino seja realizado antes da musculação. A mesma recomendação é feita para quem pretende desenvolver a função cardiorrespiratória. No entanto, esse treinamento reduz a energia que seria direcionada à musculação. Portanto, esse processo pode impactar a prática dos exercícios posteriores.

Cardio após a musculação

Quando o objetivo é melhorar ganhos proporcionados pela musculação, o ideal é praticar o cardio após a musculação. Dessa forma será possível reduzir o estoque de energia corporal. Diante disso, será possível gastar mais carga energética no momento de fazer o cardio.

Conheça os benefícios do treino de cardio

Esse tipo de treino oferece muitos benefícios para o nosso organismo. Por isso listamos os principais. Veja a seguir!

Ajuda a emagrecer

O treino cardiorrespiratório eleva o nível da queima de gorduras. Por isso ele melhora o mecanismo de emagrecimento, ajudando a perder peso. Os resultados se tornam mais favoráveis quando esses exercícios são acompanhados por uma dieta saudável e equilibrada.

Fortalece a estrutura cardiorrespiratória

Esse treino estimula o máximo do consumo de oxigênio. Esse processo é denominado Vo2Max. Assim sendo, quando os valores do Vo2Max estão altos, a nossa saúde cardiovascular é beneficiada. Até porque esses valores elevados diminuem os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Melhora a resistência física

De fato, a resistência física diz respeito à capacidade de fazer atividades que exigem esforços maiores. Nesse sentido, o treino cardiorrespiratório ajuda nesse processo. Em especial, na prática de atividades de grande duração.

Como é possível perceber, o treino de cardio pode promover uma grande melhoria em vários aspectos da sua vida. Além de aumentar a sua resistência física, ele age, de forma positiva, nas funções orgânicas e fisiológicas. Portanto, é indicado incluí-lo na sua rotina.

Gostou do post? Então deixe o seu comentário!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: