Que o consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde muita gente já sabe, mas, será que aquela cervejinha do final de semana atrapalha quando o assunto é ganhar músculos?

Além de contribuir com o ganho de peso, a ingestão em excesso de bebidas alcoólicas altera o funcionamento do organismo, causando muitas vezes o desequilíbrio, a falta de memória, a irritabilidade e até sonolência no indivíduo. Mas para quem costuma aliar o álcool com a prática de atividades físicas como a musculação objetivando o ganho muscular ou a perda de peso, além desses, os efeitos negativos podem ser outros.

 Se a finalidade dos treinos for o emagrecimento, o ideal é evitar o consumo de bebidas compostas de álcool, mas se o intuito for o ganho de massa muscular, a notícia não é tão ruim.

“Se consumido em excesso ou for uma fonte fermentada e o objetivo for emagrecer sim, atrapalha os resultados, mas se o objetivo é hipertrofia muscular, existem estudos que mostram que os efeitos negativos não são tão alarmantes como a maioria das pessoas pensam”. Afirma o especialista em emagrecimento e educador físico da Greenlife Academias.

É possível conciliar álcool com musculação e ter resultados?

O que vai, de fato, interferir no resultado dos treinos é a quantidade ingerida de bebidas fermentadas ou compostas por álcool. “Se o objetivo for Hipertrofia não há evidências científicas que comprovem grandes prejuízos, estudos apontam que o consumo controlado de álcool reduz sim os níveis de testosterona, hormônio relacionado ao desenvolvimento muscular, mas nada muito significativo”, destaca Wellington.

É importante lembrar que, apesar de não haverem estudos que comprovem que o corpo simplesmente não é capaz de produzir gordura a partir da ingestão de álcool, também não há benefícios. Quem não ingere bebida alcóolica tem maiores chances de resultados superiores aos de pessoas que consomem bebidas.

 

Apesar de sabermos que o álcool possui inúmeras propriedades que podem prejudicar o ganho de massa muscular e aumentar os níveis de gordura, muitas pessoas não possuem intenções profissionais com o esporte e, portanto, não serão grandemente afetadas com o consumo dele, caso seja com moderação.

Vale ressaltar que não estamos estimulando o consumo de álcool, apenas quebrando alguns paradigmas relacionados ao tema, e se você não for um atleta de alto rendimento, a diferença entre consumir álcool moderadamente e não consumir não é tão impactante no seu resultado final.

Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: