O ganho de massa muscular não é nada fácil de conseguir, mas com determinação e disciplina você pode atingir esse objetivo! Afinal, a hipertrofia depende, basicamente, de três coisas: dieta rica em proteínas, treino de força e descanso adequado.

Entretanto, é comum ver pessoas que treinam, treinam e treinam sem ver resultados ou então ficam estagnadas depois de um tempo e param de crescer. O que pode estar acontecendo de errado para impedir os músculos de crescer?

Para saber a resposta, continue a sua leitura e confira agora 10 motivos para você não estar crescendo:

1. Você pode estar sabotando seus resultados com uma dieta ruim

Muita gente comete o grande erro de subestimar o papel da dieta na hipertrofia. Não tem jeito, se você quiser ganhar massa muscular e crescer vai precisar ser fiel à dieta. Acredite, o treino pesado é a parte tranquila da hipertrofia, a guerra acontece de verdade é na cozinha.

Por mais que o treino de força seja importante para crescer, o tecido muscular necessita de proteína para se formar. Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir. Portanto, não subestime a importância da dieta, ela representa cerca de 80% dos seus resultados.

2. Falta de progressão de cargas

A progressão de cargas é fundamental se você quiser crescer. Entenda: se você levanta 100 quilos no leg press, seus músculos cresceram para que você possa levantar esses 100 quilos. Se você aumentar a carga, fará com que seus músculos cresçam mais para ter a força necessária, mas se você continuar com a mesma carga, seus músculos continuarão no mesmo tamanho.

Por isso, não adianta fazer horas de treino, variar os exercícios se você não aumentar o peso nas barras.

3. Descanso inadequado

O descanso é outra coisa muito importante para quem quer crescer. Isso porque não é enquanto você treina que os seus músculos crescem, mas enquanto você descansa.

É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado. Além disso, seus músculos precisam de descanso entre uma sessão de treino e outra, caso contrário ficarão fadigados, lesionados e podem até começar a diminuir.

Procure dar um descanso de 48 horas para cada grupo muscular treinado e dormir bem à noite.

4. Objetivo indefinido

Apenas “crescer” é um objetivo muito vago. É preciso ter um objetivo mais claro para ter a motivação necessária para alcançar, se não crescer é algo que poderá ser bem difícil.

Por isso, tenha um objetivo claro: seja ele a hipertrofia, a definição ou qualquer outro, foque nele e crie um plano para alcançá-lo.

5. Falta de variedade

Assim como a progressão de carga é importante para fazer os músculos crescerem, também é preciso variar o treino.

Afinal, o corpo humano é altamente adaptável e depois de um tempo, se você fizer sempre a mesma coisa, os resultados param de aparecer. É preciso variar o treino, variar os exercícios e pegar seu corpo de surpresa para que o treino seja impactante.

6. Você não está medindo seu progresso

Será mesmo que você não está crescendo? Se você não mede seu progresso, não tem como ter certeza.

É importante tirar suas medidas regularmente, ter fotos de antes e depois, criar relatórios de treinos, tudo isso ajudará você a medir seu progresso e saber o que realmente lhe dá resultados.

7. Você não sai da sua zona de conforto

A essência da musculação está ter resultados a partir da capacidade do corpo de se adaptar às novas situações. Se você não sai da sua zona de conforto, tanto no treino como na forma como se alimente, não estará impondo uma nova condição ao seu corpo e, portanto, continuará no mesmo estágio. Se quiser ter resultados diferentes, precisa parar de fazer sempre as mesmas coisas.

8. Seu treino é muito longo

O seu objetivo é ganhar massa muscular ou resistência? Lembre-se de que é preciso ter um objetivo e manter o foco nele.

A não ser que você queira aumentar sua resistência (o que não faz com que você cresça), não tem porque fazer um treino de mais de uma hora. Se você passa horas na academia puxando ferro, acabará fatigado e lesionado. Além disso, a tendência é que seus músculos diminuam ao invés de crescerem.

9. Você não treina regularmente

Ganhar massa muscular não é nada do outro mundo, mas depende de muita dedicação. Se você treina apenas quando “dá na telha”, não obterá resultados consistentes.

É preciso ter um cronograma de treino e segui-lo. Sem desculpas para faltar ao treino.

10. Seu ego não deixa

Para quem você treina, para você mesmo ou para os outros? Pode parecer loucura, mas tem gente que faz coisas absurdas na academia apenas para impressionar os outros. Não seja um desses: siga seu cronograma de treinos, respeite os limites do seu corpo e faça aquilo que realmente lhe traz resultados.


Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o Nutri Green Online, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: