Quando ingerimos açúcar, há secreção de insulina no pâncreas. A insulina é um hormônio responsável por quebrar a glicose do açúcar e controlar a quantidade que irá chegar à corrente sanguínea.

Com o consumo de açúcar elevado diariamente, mais a insulina terá dificuldades de fazer o seu trabalho com eficiência, gerando o aumento da quantidade de glicose na corrente sanguínea.

É aí que a produção de insulina começa a reduzir, aumentando a disponibilidade de glicose no sangue, o que pode causar predisposição a diversas patologias, como por exemplo a diabetes mellitus. 

Se isso significasse simplesmente deixar de adicionar o açúcar branco do açucareiro no seu café, no seu suco ou na sua sobremesa, já seria uma tarefa difícil. Mas a coisa é ainda mais complicada!

Devido a transformações do mundo, e a crescente tentativa da população de criar hábitos mais saudáveis, a indústria percebeu a queda nas vendas dos seus produtos e a partir daí, começou a substituir essa palavra nos rótulos dos alimentos por outros termos que querem dizer a mesma coisa.

A dica é: fique de olho nos rótulos e evite os alimentos que contenham açúcares adicionados em sua preparação. Não vale ler só o rótulo dos alimentos doces, biscoitos recheados, bolos e chocolates. Você deve ficar atento: os açúcares podem sim, ser encontrados nos alimentos salgados! Como molho de tomate, pães, ketchup e até biscoitos salgados podem conter açúcar!

Confira abaixo a lista de alguns nomes pelos quais o açúcar é chamado na indústria de alimentos:

 

– Sacarose
– Frutose
– Glicose
– Glucose
– Galctose
– Maltose
– Maltodextrina
– Lactose
– Dextrose
– Xaropes (milho, malte, ágave, açúcar, arroz…)
– Extrato de malte e etc.
– Açúcar (demerara, mascavo, orgânico, de coco, invertido, de confeiteiro, magro, moreno, light, cristal, bruto…)
– Mel
– Melado
Melaço
– Caldo de cana
– Ágave
– Néctar

 

Lembre-se, que além desses, contém inúmeros outros nomes que disfarçam a presença de açúcar. Observe sempre os nomes dos rótulos e a ordem dos alimentos na lista de ingredientes: se aparecer açúcar, sal ou gordura como primeiros da lista é um sinal de alerta, pois significa que o produto tem mais desses ingredientes do que qualquer outro componente.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: