Se você pratica ou já praticou musculação alguma vez na vida sabe que entre uma série e outra existe um tempo de descanso determinado,  normalmente, pelo profissional responsável pelo  treino. O que você talvez não saiba é que o que é feito nesse espaço de tempo pode ser fator relevante nos resultados, de acordo com seus objetivos.

 

São vários tipos de treinos e para cada um, um período diferente de descanso entre as séries. Não é todo mundo que calcula direitinho o tempo durante o treino e muitos nem obedecem o período estimado na ficha de exercícios ou seguem um mesmo padrão de tempo, com um número exato de segundos para todos os treinos sem saber que isso pode afetar de maneira negativa na intensidade do treino e consequentemente, no alcance dos resultados.

 

O descanso entre as séries não é apenas para você dar uma trégua no exercício, ele  permite o controle dos estímulos fisiológicos necessários, ou seja, se você faz um treino de carga elevada fica impossível ter bons resultados com pouco tempo para o descanso, e o contrário do mesmo jeito, com uma carga baixa e muito tempo de descanso, os resultados também podem ser prejudicados.

 

O tempo desse intervalo deve ser estipulado pelo profissional de educação física com base no que você objetiva com a musculação. Treinos mais voltados para resistência, por exemplo, a pausa deve ser mais curta. Mas se o objetivo é trabalhar a força, a carga utilizada será maior e, no entanto, precisará de mais tempo de descanso para que o músculo se recupere.

 

Vale lembrar que o profissional te indicará o tempo necessário de descanso para que você se recupere e consiga realizar a próxima série com boa performance, de acordo com a demanda de exercícios que você estiver executando no momento, do contrário, o resultado pode não ser o esperado ou, na pior das hipóteses, gerar uma lesão muscular.

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: