Você está sempre cansado da rotina cada dia mais corrida e não tem tempo para nada? O seu corpo dói, você toma um relaxante muscular e vai se deitar? Saiba que tudo isso pode ser resolvido com exercícios físicos!

Criar uma rotina de exercícios pode parecer difícil no começo, pois nós temos uma visão exagerada do que isso significa exatamente. Ninguém precisa passar 3 horas na academia todos os dias da semana, no entanto, é preciso manter disciplina e rigor.

Neste artigo, iremos te dar 4 sinais que você precisa começar a praticar exercícios agora mesmo. Confira!

1. Você não tem fôlego

Se você não tem doenças cardíacas ou respiratórias diagnosticadas, a falta de fôlego ao realizar atividades do dia a dia é o maior sinal de uma vida sedentária.

Quanto mais movimentos precisamos fazer, mais o nosso pulmão precisa aprender a utilizar ao máximo o ar inspirado. Se não o colocamos à prova em uma corrida, por exemplo, ele se acostuma a utilizar uma pequena quantidade que é suficiente para as tarefas diárias.

No entanto, ao precisamos correr para pegar o ônibus, subir escadas, andar por um trajeto mais longo ou jogar uma pelada com os nossos amigos, sentiremos essa falta.

2. Dores constantes no corpo

Quem já quebrou uma perna e ficou sem movimentá-la por um longo período sabe o que acontece. Ela perde massa muscular, força e resistência. Ao final do tratamento é preciso uma rigorosa terapia para recuperá-la.

Isso acontece diariamente com quem não se exercita, a diferença é que não percebemos. Os músculos atrofiam se não são exercitados. Como estamos nos movimentando o tempo todo, essa ação é retardada, mas continua se desenvolvendo.

Essa degradação dos músculos causa uma série de reações indesejadas no corpo. As tão terríveis câimbras, por exemplo, gostam muito que você fique parado.

3. Você está envelhecendo mais rápido


Essa é a razão primordial que leva algumas pessoas a praticar exercícios físicos. A partir do momento que elas percebem que estão envelhecendo mais rápido, começam a se preocupar.

Visivelmente você percebe a sua pele ficando flácida e ressecada, por exemplo. Exercícios promovem a circulação sanguínea e a distribuição correta de nutrientes. Se isso não está acontecendo, o seu corpo irá transparecer mais idade do que tem realmente.

Por outro lado, ainda pior que isso são os reflexos na saúde. A expectativa de vida de quem se exercita pode ser até 10 anos mais em relação aos sedentários. Exercícios físicos protegem o coração, o pulmão, os músculos e a própria saúde mental.

4. Você está muito triste e estressado

Sabia que isso pode significar que você não se exercita o suficiente?

Três hormônios essenciais são produzidos quando nos exercitamos. Ocitocina, serotonina e endorfina. Os três compõem o grupo dos chamados “neurotransmissores da felicidade”. Eles possuem funções suplementares que regulam a sua noite de sono, o apetite, e até mesmo criação de laços com as outras pessoas!

O nosso corpo é um grande laboratório de reações químicas, e exercícios físicos são o grande combustível de tudo isso. Até mesmo as suas relações interpessoais são afetadas.

Um estilo de vida sedentário pode levar a doenças sérias, reduzir a expectativa de vida e implicar diretamente no seu convívio social, uma vez que terá dificuldade em acompanhar seus colegas nas atividades e brincadeiras no final de semana.

Fuja do sedentarismo e das dores constantes. Consiga respirar com mais tranquilidade. Quanto mais cedo começar, mais rápido chegam os resultados. Comece a se mexer hoje mesmo.

Gostou deste artigo? Acesse o nosso blog para mais conteúdos como esse.

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional online, para lhe ajudar a obter os melhores resultados. Faça seu acompanhamento nutricional exclusivo com a qualidade da marca Greenlife.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: