Muita gente tem dificuldades com a coordenação motora, ficando assim com alguns problemas para desempenhar uma série de atividades que exigem mais precisão de movimentos, equilíbrio ou força corporal bem coordenada. Os exercícios físicos podem ajudar as pessoas a desenvolver melhor as habilidades motoras e assim ter capacidade para realizar tarefas com mais precisão e agilidade.

 

Neste texto, iremos te mostrar como isso acontece. Confira!

 

Exercícios devem ser feitos do começo ao fim da vida

Muita gente acredita que os exercícios físicos melhoram as habilidades motoras apenas de crianças ou jovens que ainda estão em fase de desenvolvimento. Isso é um grande engano. Mesmo para seres humanos já adultos ou até mesmo para idosos, as atividades físicas desempenham uma função muito importante para promover melhoria de coordenação motora e aumento da resistência nervosa e muscular.

 

A pessoa ganha em coordenação motora grossa (atividades mais robustas, como correr, pular, entre outros) e também em coordenação motora fina (atividades que exigem mais precisão, como escrever, costurar, mover objetos, dirigir, etc.).

 

A coordenação motora deve ser trabalhada de forma crescente

Vários exercícios físicos podem ser bastante importantes para o desenvolvimento das habilidades motoras, mas eles devem ser treinados de forma gradual para acompanhar a evolução do condicionamento físico do praticante. Afinal, de nada adianta praticar um exercício intenso para ganho de coordenação motora, mas prejudicar o corpo ou até danificar seus músculos com uma força excessiva desnecessária.

 

Por isso, exercite-se de forma gradual. Veja o exemplo a seguir:

 

  • Primeiro passo: escolha um ponto e corra até ele em linha reta. Retorne andando;
  • Segundo passo: corra novamente até o mesmo ponto em linha reta, retorne no mesmo ritmo da ida;
  • Terceiro passo: use pequenos cones no seu caminho para forçar passos mais altos na caminhada;
  • Quarto passo: agora é hora de aumentar a intensidade e a duração do seu exercício de forma gradual. Coloque mais cones, aumente a distância e o ritmo de seus passos.

 

A corrida em si é um exercício que força bastante coordenação motora, pois o praticante precisa manter o equilíbrio enquanto perde o contato com o solo a cada passo que dá. Realizar corridas com obstáculos como cones e fitas aumenta a dificuldade do exercício e pode trazer bons resultados.

 

Você também pode realizar exercício concentrados de resistência muscular. Comece puxando pesos com máquinas em baixas cargas. Depois vá aumentando a carga e puxe pesos de forma livre, sem usar máquinas, seguindo o roteiro determinado pelo seu profissional de educação física. A realização de exercícios orientados por máquinas e depois com movimentação livre permite que o corpo se acostume com diferentes movimentos que não são realizados todos os dias nas atividades cotidianas, aumentando a coordenação motora para os momentos em que ela for exigida.

 

É sempre importante consultar o seu médico e o seu profissional de educação física antes da realização de exercícios, a fim de evitar problemas ou imprevistos.

 

Conheça Greenlife Academias, na cidade de Fortaleza. Acesse nosso site e conheça as opções de exercícios.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: