A satisfação em praticar uma atividade é um dos requisitos mais importantes na escolha. Exercícios físicos não devem ser um sacrifício ou uma prática desagradável. O indivíduo que se sente bem ao realizar atividades físicas, permanece estimulado, motivado a continuar e assim obtêm maiores benefícios e resultados.

 

Sempre surgem novas modalidades nas academias para deixar o corpo em forma e escolher uma que ajude na saúde corporal e seja, ao mesmo tempo, prazerosa, muitas vezes não é tarefa fácil.

 

Para algumas pessoas que que procuram fugir um pouco da rotina, musculação e atividades aeróbicas estão dando cada vez mais espaço aos esportes que envolvem lutas marciais. Entre as modalidades existentes, vamos falar um pouco sobre o Jiu Jitsu, a ‘Arte Suave‘.

 

 

O que é Jiu Jitsu?

Originário do Japão, o Jiu Jitsu é uma das artes marciais mais antigas do mundo e caracteriza-se, entre outras coisas, por utilizar apenas o corpo como instrumento de defesa e ataque.

 

Apesar de ser um esporte bastante de contato físico, o Jiu Jitsu possui uma natureza estratégica, o que exige muita técnica, concentração, atenção e  principalmente respostas instantâneas do corpo.

 

O esporte traz benefícios ao corpo e mente e pode ser introduzida desde a infância, conforme explica André Felipe, especialista técnico e professor de jiu jitsu da Greenlife Academias.”A prática pode ser iniciada a partir dos 5 anos, com metodologia aplicada de forma correta para cada faixa etária”.

 

Para executar os movimentos do esporte, o aluno aprende técnicas que o deixa com ampla consciência corporal e qualidade física.

 

Por exigir concentração e técnica, o Jiu Jitsu é considerado o “xadrez das lutas” e por isso, além da saúde corporal, a prática do esporte também trabalha a mente. “Para aplicar as técnicas com eficiência, é necessário que o praticante trace estratégias de luta, fazendo com que o indivíduo dispense todo e qualquer problema exterior”, ressalta André.

 

 

Jiu jitsu emagrece?

Com certeza! Para quem objetiva o emagrecimento, o Jiu Jitsu pode ser uma boa opção. Os treinos, entre alongamentos, aquecimentos e posições de luta, costumam exigir bastante esforço físico e alto gasto calórico, podendo chegar a 1.000 calorias eliminadas em uma hora de treino. “Com a ausência de socos e chutes os combates tornam-se muito intensos e geram um excelente condicionamento físico e o conhecido Efeito EPOC (consumo de oxigênio após o exercício) mantendo a atividade metabólica elevada por horas após o treino, tornando assim a luta com um gasto calórico muito elevado”, destaca o professor.

 

André reforça ainda que as aulas são mistas e recebem alunos iniciantes e avançados. A atividade inicia com alongamento e mobilidade, aquecimento com exercícios educativos, parte técnica separada de acordo com o nível dos alunos e por fim, os combates para que os alunos testem seus conhecimentos.

 

Na Greenlife Academias, a metodologia dos treinos são de acordo com o nível e objetivo de cada um. “Se o aluno quer apenas treinar por esporte ou ser um competidor, o aluno decide qual seu objetivo e aplicamos o treinamento adequado”, ressalta André.

 

Se você nunca treinou ou se decepcionou em outro lugar, venha e conheça nossa metodologia e nossos treinadores, todos profissionais de educação física estão prontos para lhe surpreender com os segredos da arte suave.


Oss        

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: