São muitos os benefícios do agachamento, esse movimento que faz parte da nossa rotina e deve estar nos treinos. Então, trouxemos várias vantagens na realização desse exercício e algumas dicas para que você melhore a sua execução mesmo que tenha começado hoje.

Afinal, agachar deveria ser um movimento natural para todos, porém, a rotina, o sedentarismo ou problemas de saúde podem impedir. Dessa forma, a recomendação é que você saiba um pouco mais sobre a importância dessa atividade e como ela impacta na sua saúde como um todo. Veja!

O agachamento fortalece musculatura e articulações

Estão envolvidos no agachamento regiões como coluna lombar, quadril, joelho e tornozelo. Por isso, ao realizar o movimento conseguimos fortalecer todos essas estruturas, seja na parte óssea ou na parte muscular. Essa força ajuda, inclusive, a combater a gravidade, ou seja, a firmar a postura quando estamos de pé e atividades rotineiras.

O movimento promove gasto energético no treino

Incluir o agachamento no treino também significa gastar mais energia, principalmente se ele é potencializado com carga. Assim, quando fazemos uma atividade mais intensa, alterando cargas e aumentando repetições, conseguimos aceleração cardíaca e fortalecimento do sistema cardiopulmonar.

A postura melhora

Ao praticar o movimento e aprimorar a nossa mobilidade durante a evolução, conseguimos melhorar a postura. Isso acontece por conta da melhora que temos na prática do movimento. Além de fortalecimento da estrutura do core, o resultado, então, é um agachamento melhor executado e uma postura cada vez mais adequada com o tempo.

Trabalhe a sua mobilidade

A realização de um bom agachamento depende da mobilidade no tornozelo, por exemplo, entre outras regiões. Assim, trabalhar a elasticidade e a mobilidade ajudam na qualidade do seu movimento. Proporcionam o que chamamos de quebrar a paralela, que é quando descemos o quadril para abaixo da linha dos joelhos.

Chegue até o seu limite

O agachamento pode ocorrer de maneira diferente para alguém que está começando e trabalhando ainda a mobilidade. Portanto, a dica é ir até o seu limite e persistir, sempre associando movimentos que ajustam a sua mobilidade. Com a postura correta, descer até o limite e executar bem o movimento em cada repetição.

Pratique de maneira mais natural possível

Quando finalizamos o movimento não é indicado forçar o quadril para frente, o ideal é fazer o movimento de maneira mais natural possível. Então, é como se você estivesse sentando em uma cadeira e depois levantando dela, conforme faz no dia a dia, isso evita que você force a região da coluna lombar.

Os benefícios do agachamento vão muito além de deixar os glúteos torneados, eles giram em torno de maior saúde e estabilidade para o organismo. Então, se você tinha dúvidas sobre executar ou não, agora sabe que precisa incluir nos seus treinos.

Outra dica importante é contar com profissionais tanto na prescrição dos exercícios quanto no acompanhamento deles. O agachamento é simples, mas possui formas certas e erradas de ser executado, portanto, é necessário ter orientação de um educador físico.

Sobretudo se você já realiza com carga e várias repetições, porque movimentos errados podem prejudicar a sua saúde, seja coluna ou articulações.

Entre em contato conosco agora mesmo para começar a sua rotina de treinos!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: