Alisson Barros, buscou motivação em suas limitações para mudar de vida.

 

O bancário Alisson Barros, de 32 anos, sempre esteve acima do peso e  chegou a pesar 132 kg. Com sua saúde cada vez mais comprometida com o ganho de peso, Alisson se viu obrigado a mudar completamente seus hábitos.

 

Aos 13 anos pesava 95 kg. Uma adolescência marcada pelo aumento progressivo de peso. Em 2008, aos 23 anos, veio o diagnóstico de hérnia de disco lombar, uma condição ortopédica frequente que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral. Com 25 anos, o bancário já estava na casa dos três dígitos, pesando 115 kg. Em 2015, pesando 132 kg teve uma crise forte de hérnia, o que o fez ficar sem andar por dois dias.

 

Após a crise, Alisson decidiu que precisava fazer algo para cuidar de si mesmo e recuperar sua saúde. “Se aos 30 eu estava daquele jeito, perigando de passar por cirurgia, como eu chegaria aos 40, 50 anos?”, ressalta.

 

Ao ser perguntado como foi decidir que teria que mudar velhos hábitos e perder o excesso de peso, Alisson diz:

“Decidi pela dor. Foram 10 meses sentindo dores 24h por dia.”

 

O bancário resolveu ir em busca de um nutricionista e encarar com seriedade a academia que, como ele confessa, apenas “enrolava” desde 2013.

 

A transformação foi uma tarefa árdua que exigiu (e ainda exige) muita dedicação e foco. Alisson conta que nunca gostou de atividade física. “Eu certamente era a pessoa que mais odiava academia em Fortaleza”, acrescenta. Mesmo diante das dificuldades, mudar a alimentação e inserir na vida a prática de exercícios resultou, em 24 meses, na diminuição de 38 kg e mais disposição, além de melhora na postura, no sono e até no âmbito profissional.

 

Atualmente, o bancário está com 93kg e relata que o maior obstáculo é seguir a dieta. A paixão por alimentos mais calóricos ainda existe, mas ele assegura que tenta se controlar e segue firme na dieta, sem uso de suplementos.  “Eu creio que a obesidade é um processo psicológico. A gente que é gordinho sente um enorme prazer em comer. Então continuar em dieta de doces, massas, etc, é muito difícil. Mas me acostumei às folhas, saladas e evito doces o máximo,” afirma.

 

A escolha de um local para a prática de exercícios deve ser bem pensada, sobretudo se não faz parte da rotina. É importante que haja prazer em frequentar uma academia ou qualquer outro local escolhido para praticar atividades físicas para que o indivíduo prevaleça motivado.

 

Bem diferente de um tempo atrás, a academia passou a ser um local de prazer. Alisson faz musculação com aeróbico intervalado cinco vezes por semana na Greenlife unidade Passaré e atesta que boa estrutura, bons profissionais e força de vontade são elementos muito importantes para quem objetiva o emagrecimento.

 

O bancário completa ainda que também é importante se colocar em primeiro lugar e entender que a mudança de hábito requer investimento e disciplina e que saúde é coisa séria. “Acho que cada um tem o que lhe motiva a fazer algo. Cada um pode buscar sua motivação em si. No meu caso, a motivação foi a dor… Infelizmente. E depois a vontade de melhorar de vida.”

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: