Basta ir com mais frequência à academia e trocar ideia com os alunos para ouvir muitos mitos e dicas que nem sempre devem ser levadas a sério. É indispensável buscar conhecimento de fontes seguras e orientação profissional antes de tomar qualquer decisão sobre o seu treino. Quer um exemplo? Ao optar por um treino de hipertrofia, muitas pessoas esquecem completamente dos exercícios aeróbicos por acreditar que eles podem prejudicar o ganho de massa muscular. Será que isso é mesmo verdade? A gente responde!

Você sabe o que é hipertrofia muscular?

Na adolescência, com o aumento da produção de hormônios no corpo, a hipertrofia muscular ocorre de maneira natural. É assim até o fim da puberdade. Porém, na vida adulta, ainda é possível estimular o crescimento dos músculos de maneira saudável através da musculação.

De maneira bem prática, funciona mais ou menos assim: ao fazer um treino adequado, algumas fibras musculares se rompem e o corpo reage criando um processo de cicatrização. Ou seja, aumentando a síntese de proteínas contráteis. E é dessa forma que os músculos aumentam de tamanho, ficam mais definidos e fortes.

O aeróbico atrapalha a hipertrofia?

Sim, é verdade que o exercício aeróbico é eficiente para quem tem o objetivo de perder peso. Mas se engana quem pensa que a massa muscular será perdida com os treinos aeróbicos. Acredite, ele é um importante aliado no treino anaeróbico. Ou seja, um complementa o outro.

O segredo está no equilíbrio. É importante evitar o excesso e alinhar a quantidade de treinos aeróbicos de forma que não prejudique a hipertrofia. Assim como é indispensável também adequar a alimentação para esse objetivo.

Ao combinar os dois treinos, você aumentará o condicionamento físico, a sua resistência, fortalecerá o tecido muscular, acelerando seus resultados.

Uma dica importante é realizar o treino de aeróbico preferencialmente após o treino de força. Porém, esse primeiro deve ser mais curto para não prejudicar a musculação. Mas não há uma receita pronta, a avaliação individual e a estruturação de um treino personalizado são importantes para garantir os resultados desejados.

Quer mais algumas dicas?

• Sempre peça para que um profissional monte o seu treino adequando peso, intensidade e ritmo dos exercícios;
• Faça um aquecimento antes de iniciar a musculação;
• Não deixe de respeitar o tempo de intervalo entre as séries;
• A alimentação é um fator determinante para a hipertrofia. É de extrema importância manter uma dieta rica em proteínas e carboidratos, para ajudar na construção dos músculos e evitar a destruição das células;
• Suplementos podem ser eficazes, porém, é indispensável consumi-los com a orientação de um nutricionista.

Gostou das dicas? Se você está em busca de uma academia que o ajude a colocar em prática seus objetivos, entre em contato com a Greenlife. Somos especializados em treinos de hipertrofia. Cadastre-se aqui e nos conheça!

 


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: