Ter hábitos saudáveis como praticar atividade física e ter uma alimentação balanceada faz bem ao organismo não apenas de adultos. A infância é um ótimo momento para iniciar bons hábitos, inclusive no que diz respeito a prática de exercícios.

 

É importante para um crescimento saudável que o  incentivo à prática de atividades aconteça desde o começo do desenvolvimento.”As atividades devem ser inseridas e estimuladas desde os primeiros meses de vida, com início lúdico e uso de brincadeiras, objetivando criar o hábito e o interesse da criança”, explica Vanessa Rodrigues, Psicopedagoga.

 

Vale lembrar que os exercícios na infância devem respeitar a faixa etária. “Crianças com idade de até 06 anos não estão preparadas para esportes organizados e com regras. Entre 02 e 05 anos de idade, devem praticar atividades que estimulem a coordenação motora como correr, pular, rolar e etc.”, ressalta Vanessa.

 

De forma responsável e sob orientação de profissionais capacitados, todos os exercícios podem ser praticados na infância e os benefícios são vários, segundo a especialista. “Conhecendo todos os benefícios se faz necessário que os pais/responsáveis incentivem as crianças a se exercitarem de alguma forma desde cedo. Ou seja, sirvam de exemplo fazendo também alguma atividade física, principalmente incluindo essas atividades em programas familiares, nem que seja uma simples caminhada”, completa. Entre os benefícios, estão:

 

– Crescimento e desenvolvimento saudável;

– Melhora autoestima;

– Ossos, músculos e articulações mais fortes;

– Melhor Postura e equilíbrio;

– Um coração mais forte;

– Promove a manutenção do peso adequado;

– Promove a socialização;

– Melhora o foco e concentração durante as aulas.

 

Atividades divididas por Faixa Etária

0 a 03 anos: Estimular com brinquedos que imitam sons; Brincar de esconder com pessoas ou objetos; cantar músicas inserindo gestos e incentivando o bebê ou a criança a repetir o movimento.

 

04 a 07 anos: Exercícios que envolvam correr, pular, gritar, andar, subir e cair são algumas das atividades indicadas. Direcionar um esporte específico nesta fase pode privar o desenvolvimento de certos grupos musculares da criança.

 

08 a 11 anos: Os pais devem apresentar a maior quantidade possível de modalidades para a criança e deixar que a mesma faça sua própria escolha. Ex: Natação. futebol, vôlei, artes marciais e etc.

 

A Greenlife Family Club se preocupa com o desenvolvimento dos pequenos e oferece o que há de melhor em atividades infantis. A natação, por exemplo, é feita através do Método Gustavo Borges, exclusividade em Fortaleza. Nessa metodologia, a maior da América Latina, profissionais certificados ensinam crianças a nadar desde o início da vida. Além disso, há atividades como artes marciais e funcional, ambos totalmente voltados para o público infantil.

 

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: