O alongamento é parte importante da atividade física diária. Ele é o responsável por diminuir as dores musculares e prevenir lesões. Mas, qual a hora certa de fazer os alongamentos, antes ou depois das atividades físicas?
Que o alongamento traz benefícios para o corpo ninguém discute, mas o momento certo de fazê-los foi motivo de discussão e polêmicas. Durante muito tempo, acreditou-se que fazer alongamento antes das atividades físicas era o ideal.
Entretanto, pesquisas realizadas nos últimos anos comprovaram que alongar antes dos exercícios não é bom. Aliás, se a atividade exigir muita força e/ou potência, o alongamento pode ser prejudicial e acabar causando lesões.
Sendo assim, os alongamentos precisam fazer parte da sua rotina. Eles devem ser feitos após o treino ou em algum outro momento do seu dia.
O que é um alongamento?
Um alongamento é quando colocamos nosso corpo em uma determinada posição, durante um período curto, de forma que um grupo específico de músculos seja trabalhado. Nessa situação, temos um alongamento das fibras musculares.
Os músculos permanecem alongados por um pequeno prazo de tempo, o que leva a uma diminuição da força e potência. Agora, quando fazemos alongamentos por um longo período (meses), o músculo acaba formando novas fibras e ficando mais longo.
No curto prazo, o alongamento não apresenta vantagens interessantes para quem faz atividades físicas. Entretanto, no longo prazo, as vantagens são muitas. Afinal, músculos longos se machucam menos, além de auxiliar na proteção das articulações.
Qual a forma certa de fazer alongamento?
Para tirar o máximo proveito do seu alongamento, ele deve ser feito seguindo algumas recomendações. São elas:
— Obrigatoriamente após a realização de qualquer atividade física ou em outro momento do dia, desde que não seja próximo ao início de um exercício.
— O alongamento deve ser feito todos os dias.
— Mantenha o seu corpo em cada posição por, pelo menos, 1 minuto.
— Dê preferência para os grupos musculares maiores e sempre para aqueles ligados com a atividade física que você pratica. Por exemplo, os músculos das pernas para quem corre e os músculos dos braços e costas para quem levanta peso.
— Quando estiver fazendo alongamento tome cuidado para não forçar as articulações.
Alongamento pós-treino
Não existe nenhuma contraindicação para a realização de alongamentos, desde que eles sejam feitos após o término das atividades físicas.
O alongamento feito depois dos exercícios é uma excelente forma de relaxar os músculos e diminuir a tensão a qual eles foram expostos durante a atividade. Dessa forma, é uma maneira de diminuir as dores musculares tardias ligadas aos exercícios físicos.
Se você ficou em dúvida do que fazer no pré-treino, o ideal é investir em um bom aquecimento. São atividades mais dinâmicas, ou seja, precisam de movimento, só que em uma intensidade mais leve em comparação com o exercício que será feito em seguida.
Existem diversas posições de alongamentos que podem ser aplicadas a várias atividades físicas, lembre-se de conversar com seu personal trainer para saber qual o mais adequado para você.
–
Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.
Categorias
- Alimentação
- Alongamento
- Atividade Física
- Ballet Green
- Beleza
- Bike Indoor
- Condicionamento Físico
- crossfit
- Depoimentos
- Emagrecimento
- Eventos
- Ginástica
- Greenzone
- HIIT
- Hipertrofia
- Infância e adolescência
- Judô
- Lutas
- Método DeRose
- Muay Thai
- Musculação
- My Gym
- Natação
- Nutrição
- Pilates
- Resultados
- Saúde
- Sem categoria
- Suplementos