Algo muito importante nos dias atuais é praticar bons hábitos, como o consumo de alimentos saudáveis, a ingestão de quantidade de água adequada e exercício físico, pois esses hábitos auxiliam para o fortalecimento do sistema imune e nos demais sistemas fisiológicos. É necessária uma alimentação mais natural e variada, como sendo a base das refeições os alimentos in natura e minimamente processados, como os legumes, verduras, frutas, arroz, aveia, leguminosas, como por exemplo o feijão, peixes, carnes, ovos, leite e oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas).

Contudo, sabemos que hoje a medida de prevenção mais efetiva para evitar a transmissão da Covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o isolamento social.

Uma alimentação saudável pode auxiliar na prevenção da COVID-19, não só por fornecer os nutrientes e compostos bioativos necessários para a integridade da barreira imunológica, mas também por auxiliar a manutenção do peso saudável. O controle do peso tem sido discutido na literatura científica como importante, uma vez que tanto o baixo peso como a obesidade estão associadas a piores desfechos em pacientes acometidos pela COVID-19, com maior risco de complicações.

Já após adquirir a síndrome da Covid o organismo passa por processos inflamatórios que precisam ser tratados para ter uma recuperação total da saúde. As principais alterações observadas são ansiedade, distúrbios do sono, estomatites (aftas), alterações do peso corporal e sensoriais. Essas mudanças produzem um impacto nutricional tanto em pessoas sintomáticas quanto nas assintomáticas para a COVID-19.

Algumas estratégias nutricionais são importantes para minimizar esses sintomas dentre elas:

  • Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados como grãos, raízes, tubérculos, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes
  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades
  • Limite o consumo de alimentos processados

Coma regularmente e com atenção.
Com o isolamento social você está com mais tempo disponível em casa, então, procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições.

  • Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.
  • Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  • Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos e o isolamento social tem esse lado positivo de disponibilizar um tempo para organização da nossa alimentação.
  • Ingestão de alimentos fontes de triptofano, que promove a síntese de serotonina e melatonina e desempenham papel importante na regulação do humor e da ansiedade (ex: banana, kiwi, aveia, amêndoas, atum e salmão) e o Uso de chás calmantes como Camomila, erva doce, mulungu e melissa.

Elaborado por: Mirella Moura Andrade
CRN: 19920


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: