Quem nunca sonhou em ter um corpo sarado, especialmente em épocas como o verão e o Carnaval? Com exercícios voltados para a definição muscular, isso é possível.

Para quem não sabe, definição muscular é quando vemos os contornos dos músculos na pele. Pode parecer difícil conseguir um corpo assim, mas não é, desde que se tenha comprometimento com os exercícios, orientação profissional e uma alimentação adequada.

Pronto para saber mais sobre definição muscular e como deixar seu corpo mais forte e saudável? Então, continue com a gente!

Importância da definição muscular

Tanto pessoas magras quanto pessoas gordas sofrem com flacidez em várias partes do corpo. Isso acontece porque muitos desses músculos não são exercitados diariamente e, por isso, acabam perdendo o tônus muscular.

Quando você tonifica os músculos, você consegue resolver a questão da flacidez.

Quem nunca levantou o braço, por exemplo, e percebeu aquela pele, meio molenga, balançando de um lado para o outro, mesmo com os movimentos do braço sendo leves? Isso que é flacidez, e pode ser resolvida com exercícios de definição muscular.

Esse “tchauzinho” que comentamos acima assombra muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, e é resultado da falta de tônus dos músculos das regiões afetadas.

Para ter tônus dos músculos, também é necessário aumentar o volume deles, ou seja, aumentar a massa magra, porque sem isso, não dá para ter definição muscular.

Esse processo costuma começar com treinos para hipertrofia, que normalmente são de 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições.

No entanto, é bom lembrar que os treinos podem variar de pessoa para pessoa e por isso é importante ter acompanhamento profissional, a fim de ter uma rotina personalizada e evitar lesões.

Definição muscular e queima de gordura


Uma coisa muito importante para a definição muscular é a queima de gordura, porque há uma camada de gordura entre a pele e os músculos e, sem essa queima, os músculos não ficam aparentes.

Exercícios de definição muscular e de manutenção também são ótimos aliados para a perda de peso, pois a massa muscular precisa de mais energia para se manter e, por consequência, acaba queimando mais gordura.

Alimentação equilibrada

Para alcançar o objetivo de ter um corpo sarado, uma alimentação adequada é fundamental, afinal, não adianta fazer séries de exercício, com instrutor e todos os cuidados de academia, sem se preocupar com a alimentação.

Por isso o acompanhamento com nutricionistas também é importante, porque eles ajudam a montar um cardápio ideal para o seu objetivo, sem correr o risco de seguir uma dieta errada ou dar aquelas escapulidas que podem prejudicar a sua progressão.

Uma dieta equilibrada sempre conta com proteínas e carboidratos.

As proteínas são importantes para o desenvolvimento da massa muscular, além de ajudarem o metabolismo e consequentemente a perda de gordura.

Enquanto os carboidratos, apesar de serem vistos como vilões para quem quer emagrecer, servem como combustível para os treinos e auxiliam na regeneração muscular. Portanto, não corte os carboidratos da sua alimentação. Apenas diminua com o auxílio de nutricionistas.

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional online, para lhe ajudar a obter os melhores resultados. Faça seu acompanhamento nutricional exclusivo com a qualidade da marca Greenlife.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: