A cada dia mais pessoas estão na busca por uma vida mais saudável e atlética. Para isso, elas recorrem a diversos tipos de exercício, principalmente indo a academias. Não apenas isso, mas também buscam manter sempre uma alimentação balanceada para manter o corpo em forma.

Para que todo esse treinamento físico constante possa dar bons resultados, atletas procuram constantemente a ajuda de especialistas para orientá-los na sua rotina de treinamentos. E há uma variação grande de exercícios que podem ser feitos para alcançar o objetivo de cada um.

Para aqueles que desejam aprimorar seu condicionamento físico, queimar gorduras e melhorar a capacidade cardiovascular, o kettlebell é uma ótima alternativa. Esse tem sido um exercício que vem crescendo cada dia mais, principalmente por proporcionar uma série de benefícios.

O que é o kettlebell?

O kettlebell é uma espécie e de bola de ferro com alça. Ele pode ser usado para a prática de diversos tipos de exercício de musculação e seu peso pode variar, indo de 2 kg até 50 kg. O que o diferencia, no entanto, é a execução dos movimentos que são realizados com ele, no qual o peso pode ser arremessado.

Ele é bastante utilizado no crossfit e também academias de musculação e salas de ginástica. É utilizado principalmente para treinamentos que ajudam a aumentar a força e a resistência. Esse exercício pode ser praticado tanto por iniciantes quanto por atletas que querem melhorar seu rendimento.

Quais os benefícios?

O treinamento com o kettlebell pode trazer vários benefícios. Como já dito anteriormente, um deles é poder ser utilizado tanto por atletas mais experientes quanto pelos novatos. Claro que cada um precisa ter sua medida de intensidade de treino estabelecida, por isso é feita a regulação de pesos necessárias para cada pessoa, de acordo com seus perfis de treinamento.

Ele também exige uma alta intensidade de exercícios ao ser utilizado, proporcionando uma melhora no condicionamento físico, uma vez que permite trabalhar bastante o sistema cardiorrespiratório.

Outro benefício apresentado é a versatilidade. Isso porque ele permite que o atleta possa realizar dezenas de exercícios e movimentos diferentes, conseguindo assim fazer com que todas as áreas do corpo possam ser trabalhadas.

Cuidados a serem tomados

Assim como qualquer exercício, é necessário entendê-lo para saber como praticá-lo da melhor forma e não correr o risco de ter alguma lesão. É importante que, antes de começar esse treino, a pessoa realize um exame médico para saber se não há impedimentos para a prática desse exercício.

Além disso, como também acontece em outras situações, é necessária a presença de um instrutor para que o atleta possa ser orientado na hora da prática. Isso porque é um exercício que exige muita força e habilidade, além de consciência corporal e um nível técnico mais elevado.

Assim, é importante que o atleta foque na qualidade do treinamento, procurando começar com cargas menores e executando da melhor forma possível os movimentos. É importante que se mantenha uma boa postura e também ter um bom controle da respiração.

O atleta também deve começar o exercício de maneira mais branda, com pesos mais leves, até se acostumar com os maiores, quando a musculatura já conseguir suportar um levantamento de peso mais intenso.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: