O mundo está cada vez mais dinâmico e, com esse dinamismo todo, é difícil achar algum adulto que não viva com estresse de vez em quando. A notícia boa é que esse problema pode ser aliviado com a prática regular de atividade física. Saiba mais aqui!

Um mundo cada vez mais estressado


No Brasil atual, a vida não para, principalmente para quem vive nas grandes cidades e todos os dias da semana precisa se aventurar no trânsito até o serviço. O estresse é tanto que alguns brasileiros que pegam transporte público afirmam que os ônibus cheios cansam mais do que o trabalho em si.

Quem vai de carro também está sujeito a ficar estressado pelo congestionamento e pelo cansaço de um dia que nem sempre é produtivo. Contornar o problema, no entanto, às vezes exige apenas colocar uma tarefa a mais na rotina, por mais contraditório que seja: a atividade física.

O estresse está relacionado a problemas mais graves

Sim, é isso mesmo. O estresse, quando surge em um nível bem elevado, pode causar uma série de problemas desagradáveis, como perda de memória, problemas de concentração, agressividade, crises de ansiedade, depressão e diminuição da libido.

Além disso, uma pessoa estressada ao extremo pode sofrer com problemas físicos, como os que afetam a imunidade, facilitando a entrada de doenças no corpo.

Como a atividade física alivia o estresse?

A atividade física consegue proporcionar à pessoa que a prática um grande número de benefícios que não são só físicos, mas também psicológicos. Isso se dá por conta dos hormônios secretados pelas glândulas.

Um desses hormônios, que inclusive é bastante citado quando se fala em atividade física, é a endorfina, que promove uma grande sensação de prazer e bem-estar, além de estar ligada a uma melhor qualidade de sono.

Outros hormônios liberados também fornecem benefícios importantes. Um exemplo é o cortisol, poderoso anti-inflamatório, mas há outros, como o GH, que ajuda no crescimento e aumenta o bem-estar; e o glucagon, que aumenta a quantidade de glicose depositada no fígado.

A conhecidíssima adrenalina também é liberada durante a atividade física, o que acontece a partir da glândula adrenal.

Exemplos de atividades físicas para combater o estresse

A quantidade de formas de se beneficiar através das atividades físicas é muito grande, então é possível dançar, malhar na academia, fazer passeios esportivos, andar de bicicleta ou mesmo caminhar. Na dúvida, comece pela caminhada, para ir tomando ritmo.

É preciso fazer atividade física todos os dias?

Não é preciso se preocupar em fazer atividade física diariamente. Na verdade, o recomendado é de 3 a 4 dias por semana. A atividade física nessa dosagem é o suficiente para evitar o sedentarismo e, com isso, uma série de doenças cardiovasculares.

A recomendação, no entanto, é que a atividade física seja de caráter moderado, indo no seu próprio tempo e ritmo.

O importante é realizar os exercícios, na frequência e intensidade recomendadas, continuadamente para que os efeitos na saúde física e psicológica se estendam, trazendo benefícios na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional online, para lhe ajudar a obter os melhores resultados. Faça seu acompanhamento nutricional exclusivo com a qualidade da marca Greenlife.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: