Todo começo de ciclo exige atenção diferenciada e não é diferente com o treino de hipertrofia, afinal, sem os cuidados necessários, o iniciante pode sofrer sérios prejuízos e não conquistar os ganhos almejados.
Ainda que pareça ser um assunto complexo, não é e, certamente, com algumas dicas, rapidamente o indivíduo se adapta a esse tipo de treinamento.
Continue acompanhando esse guia prático para entender melhor sobre o assunto.
Boa leitura!
1. Treine o mesmo grupo muscular mais de uma vez na semana
Entenda que o treino de hipertrofia exige que o mesmo grupo de músculo seja treinado duas vezes por semana.
Portanto, no momento de considerar a regularidade do treinamento, realize dois treinos por grupo muscular, já que, seguramente, melhores resultados serão alcançados.
Saiba que a divisão de treino onde os músculos são estimulados uma única vez durante a semana não resulta no máximo de hipertrofia, logo, quem deseja ganho significativo, deve treinar duas vezes cada grupamento de músculo.
2. Não deixe de fazer a dieta
O treino de hipertrofia exige que o praticante realize dieta, já que sem o consumo da alimentação adequada não é possível conquistar bons resultados, principalmente quando não há ingestão de proteínas.
Sendo assim, todo iniciante deve buscar pela dieta, desta maneira, procure um nutricionista especializado nesse assunto para que a alimentação adequada seja estabelecida.
Afinal, cada indivíduo é único, portanto, é necessária uma dieta que contemple as suas necessidades.
3. Se atente na qualidade do seu sono
É bastante comum focar toda a atenção no treino de hipertrofia perfeito, na dieta recomendada pelo nutricionista e, até mesmo, na suplementação, mas, deixar de lado a qualidade do sono.
Compreenda que é durante o sono que o corpo vai se recuperar do estresse ocasionado pelos exercícios físicos, em diversos momentos, o praticante fica estagnado, pois, o sono é negligenciado.
Desta forma, todo iniciante deve entender que é fundamental ter preocupação com o sono, seja na quantidade, seja na qualidade, consequentemente, melhores resultados serão alcançados.
4. Inicialmente foque nos grupos grandes
Saiba que o corpo possui aproximadamente 600 músculos, ou seja, você não vai treinar todos em pouco tempo.
No começo, e durante bastante tempo, será necessário colocar o foco em alguns grupos de músculos específicos, e praticar exercícios em apenas uma pequena parte total desses músculos.
Quem é iniciante vai trabalhar os seguintes grupos musculares:
1. Superiores: Bíceps, peitoral, dorsal e tríceps;
2. Core: Abdome, paravertebral e oblíquos;
3. Inferiores: Glúteos, panturrilhas, quadríceps e isquiotibial.
5. Não deixe de realizar o período de adaptação
O iniciante em treino de hipertrofia deve compreender que os ligamentos, músculos e tendões necessitam de 4 a 8 semanas para passar pelo processo de adaptação.
Ao pular esse processo, quando os exercícios são bem tranquilos, prejuízos serão pagos futuramente, e lesões pesadas poderão ser causadas.
Justamente por esse motivo que é necessário realizar treinos de adaptação, para conseguir se dar bem durante esse processo.
6. Receba orientações do educador físico
Todo iniciante deve reconhecer que é essencial receber orientações dos educadores físicos disponíveis na academia, ainda que seja intimidante solicitar ajuda, o acompanhamento é indispensável.
O treino de hipertrofia quando realizado incorretamente não proporciona resultados e prejudica o praticante.
Entenda que esses profissionais são capacitados e vão contribuir para que o indivíduo ganhe intimidade com esse universo.
Este artigo foi útil? Compartilhe!
–
Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.
Categorias
- Alimentação
- Alongamento
- Atividade Física
- Ballet Green
- Beleza
- Bike Indoor
- Condicionamento Físico
- crossfit
- Depoimentos
- Emagrecimento
- Eventos
- Ginástica
- Greenzone
- HIIT
- Hipertrofia
- Infância e adolescência
- Judô
- Lutas
- Método DeRose
- Muay Thai
- Musculação
- My Gym
- Natação
- Nutrição
- Pilates
- Resultados
- Saúde
- Sem categoria
- Suplementos