Os polifenóis são micronutrientes abundantes em nossa dieta que atuam como antioxidantes e podem proteger contra algumas condições comuns de saúde, e possivelmente gerar alguns efeitos benéficos contra o envelhecimento por ter potencial antioxidante.

Entre os mais conhecidos estão os flavonóides, que está relacionado com pigmentos vegetais e representa uma classe de compostos bioativos amplamente distribuída entre os alimentos, como cebola, brócolis, maçã, vinho tinto e chás. Diversos estudos têm demonstrado que estes compostos possuem atividade anti-inflamatória, antioxidante, antialérgica, hepatoproterora, antitrombótica, antiviral e anticarcinogênica.

Os polifenóis são divididos em quatro classes:

Flavonoides: têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Podem ser encontrados em frutas e vegetais, além de especiarias e infusões.
Estilbenos: são encontrados no vinho tinto e no amendoim.
Lignanos: podem ser encontrados em sementes como a linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas e algas.
Ácidos fenólicos: são encontrados em chás, na canela, no café, na amora, no kiwi, na ameixa, na maçã e na cereja.

Alguns alimentos ricos em Polifenóis são:

Frutas vermelhas
Embora todas as frutas vermelhas contenham uma dose alta de polifenóis, os mirtilos (blueberries) são os mais ricos da lista. A fruta é fonte de antioxidantes de combate aos radicais livres que protegem o corpo de vários tipos de doenças crônicas. Pesquisas também mostram que os polifenóis encontrados nos mirtilos podem ajudar a reduzir a atividade de vários gatilhos da inflamação.

Vinho tinto
Assim como o suco de uva, o vinho tinto é riquíssimo em polifenóis, mais especificamente o vinho tinto é rico em resveratrol que é um tipo específico de polifenol que está relacionado ao combate a inflamação.

Azeite
As azeitonas são ricas em polifenóis, e o azeite é uma excelente fonte do micronutrientes. Que pode ser utilizado não somente em saladas , mas também no preparo dos alimentos. A maior fonte deste nutriente concentra-se no azeite extravirgem.

Espinafre
No geral, os legumes são ricos em polifenóis, mas o espinafre está no topo do ranking. É rico em antioxidantes, que servem como compostos protetores e que dão ao espinafre seus efeitos antienvelhecimento.

Chocolate amargo
Cacau e chocolate na versão amarga ( 70% pra cima ) são ricos em flavonóides, uma forma de polifenóis. Estudos mostram que o micronutriente presente no chocolate amargo pode estar envolvido no controle do colesterol, ajudando a aumentar o colesterol HDL e a diminuir o colesterol LDL .

Oleaginosas
Todas as oleaginosas possuem polifenóis . Mas algumas tem maior contagem da substância como as avelãs e as nozes .

Extrato da Folha de Oliveira
É um suplemento alimentar natural feito com folhas de oliveira, que tem alta concentração de oleuropeína, um poderoso polifenol. Por isso tem poder antioxidante, propriedades antivirais anti-inflamatória e antimicrobianas. Além de possuir uma atividade de proteção vascular, ajudando a reduzir a pressão arterial.

Outros alimentos que se destacam pela quantidade de polifenóis são:

• Legumes como lentilha, feijão, ervilha e soja, que possuem flavonoides;
• Frutas e verduras de cor avermelhada e roxa, como beterraba e berinjela, que possuem quercetina, kaempferol e hesperetina, e uva, morango, framboesa, romã;
• Tomate, cebola, alho e pimentão, que contêm quercetina e miricetina;
• Trigo e outros cereais integrais, assim como os frutos secos e as sementes, que contêm ligninas e lignanos, também de natureza polifenólica.

Os benefícios de consumir essa substância são inúmeros, ao reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo, os polifenóis diminuem os danos celulares que podem levar a muitas doenças crônicas. Assim, os polifenóis são conhecidos por fornecer proteção contra doenças cardíacas, reduzir a inflamação que pode causar problemas de saúde como artrite reumatóide e doença inflamatória intestinal, impedir a formação de coágulos sanguíneos e apoiar o controle do açúcar no sangue.

Portanto, uma dieta que contenha frutas e verduras ricas em polifenóis pode contribuir para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Também seria a chave para neutralizar a carga causada pelo estresse oxidativo. Por isso, seguir uma dieta equilibrada pode limitar o estresse oxidativo com a ajuda dessas substâncias.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: