Seja para aumentar a qualidade de vida, reduzir e controlar o stress, atender recomendações médicas, melhorar a performance esportiva ou liberar endorfina, ao praticar uma atividade que gosta, o exercício físico é a melhor resposta a qualquer uma dessas intenções.

Quando em conjunto com bons hábitos alimentares, além de 8 horas mínimas necessárias de sono, a atividade física é, sem dúvida, um fator essencial para quem quer ter saúde física e mental duradouras e a longo prazo.

Aqui vão 6 dicas para quem está querendo otimizar os momentos na academia.

 

1 – Consultar um professor de educação física ou personal trainer

Este profissional é quem vai ajudar a determinar qual será o melhor tipo de treino, qual a duração e a frequência de repetições que vão garantir o resultado desejado para cada tipo de pessoa. Lembrando que cada organismo tem um tempo para responder, é ainda mais importante ter essa orientação para não exigir nem mais nem mesmo do corpo.

 

2 – Alimentar-se com um cardápio saudável

Diminuir o consumo de gorduras saturadas, que estão presentes em carnes mais gordas, queijos amarelos, embutidos, além de reduzir o colesterol ruim também irá ajudar a controlar e a perder peso.

Por outro lado, o aumento do consumo de fibras, encontradas em cereais, verduras e na maioria das frutas e verduras, garantem mais rápido a sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda na manutenção de uma forma física mais sadia.

 

3 – Ter disciplina

Exercício físico algum vai trazer o resultado desejado sem persistência e disciplina. Não é de uma hora para outra que o corpo vai perder peso, ou a pessoa vai ganhar aquele pique de levantar cedo e superar uma dificuldade com a qual lidava há tempos.

Tudo isso vai exigir um período de adaptação e vontade. Mas é motivador saber que a tendência é de que a prática se torne um hábito e será cada vez mais fácil ir para a academia ao notar os primeiros bons resultados.

 

4 –  Não esqueça dos alongamentos

Realizar treinos específicos de alongamento contribui na melhoria da flexibilidade.  Então, não deixe de incluir na rotina de treino estas séries de exercícios que influenciam bastante na performance física. Alongar antes dos treinos não tem relação com melhoria de flexibilidade nem com prevenção de lesões, e alongar depois as vezes não é indicado, por isso sempre procure uma orientação profissional para saber em que momento e que tipo de treinamento para alongar são mais indicados.

 

5 – Para combater insônia, treine de manhã

Exercitar-se como uma das primeiras atividades do dia acelera o metabolismo e contribui para colocar o corpo em um ritmo natural, ou seja, ir se acalmando e diminuindo as atividades ao final do dia.

Isso contribui para melhorar a qualidade do sono e a combater a insônia.

 

6 – Faça amizades na academia

Esta dica vale principalmente para quem vai se exercitar depois de um dia de trabalho. Após a aula, já relaxado e com uma folga maior no horário, permita-se fica um pouquinho mais na academia, onde é possível fazer um lanchinho saudável ou tomar uma vitamina antes de ir para casa.

É um momento muito bom para relaxar, para conversar com outros alunos, cada um tem uma história de motivação diferente.

Encontrar os amigos será mais um benefício de poder frequentar a academia, pois socializar é tão importante quanto cuidar do corpo.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: