Realizar os alongamentos de forma correta, seja para praticar um esporte, ou para o treino na academia, é algo muito importante para que o nosso corpo já comece a atividade aquecido.

Além disso, ao se alongar, você também vai melhorar o seu desempenho na atividade escolhida, afinal, estará se preparando para receber uma carga maior e mais intensa de exercícios.

Para te explicar melhor os motivos dessa etapa ser tão relevante, separamos quatro bons motivos para você se alongar, antes e depois de se exercitar.

01 Evita dores e lesões

Além de ajudar a ter um desempenho melhor durante os exercícios, fazer um bom alongamento também vai te ajudar a não contrair lesões musculares, que podem aparecer devido ao esforço feito.

Também diminuem as chances de ficar com dor depois dos treinos, já que os seus músculos estarão mais aquecidos e mais preparados para os impactos que irão sofrer. Após os treinamentos, ela ajuda a relaxar a musculatura solicitada.

02 Otimiza sua performance

Ao deixar seu corpo preparado para o que está por vir, é comum termos uma sensação de esforço menor, ou seja, você poderá ser capaz de levantar mais peso, correr distâncias mais longas, ou qualquer outra tarefa necessária para o momento.

Junto disso, sua postura durante a atividade física fica melhor, fazendo com que a sua execução seja ainda mais adequada e sem consequências ruins para o seu corpo.

03 Aumenta a sensação de bem-estar

Ao alongarmos o nosso corpo, essa atitude é responsável por estimular a nossa produção de serotonina, que é um neurotransmissor conhecido como o hormônio da felicidade. Além disso, ela também tem a função de regular o nosso humor, ritmo cardíaco e o nosso apetite.

Ao se espalhar pelo nosso corpo, ela também é responsável por nutrir os nossos órgãos internos e nossos músculos, dando a sensação de que estamos revigorados e mais dispostos.

Portanto, é seguro dizer que o simples ato de se alongar, é capaz de nos relaxar, tanto o nosso corpo, quanto a nossa mente, aliviando o estresse que acumulamos ao longo do dia, ou nos deixando mais dispostos para enfrentar tudo o que temos pela frente logo de manhã.

O alongamento também colabora para a ativação de nossa circulação sanguínea, que é algo muito benéfico para quem é portador de doenças específicas, como a diabetes, por exemplo.

04 Melhora a nossa consciência corporal

Ao testarmos os limites do nosso corpo, com o tempo, é comum criarmos uma maior consciência corporal, melhorando a nossa coordenação motora e o nosso equilíbrio, diminuindo a sensação de ser uma pessoa desastrada.

O aumento de flexibilidade também é uma consequência natural de uma boa sessão de alongamento, possibilitando que sejamos capazes de realizar movimentos mais amplos, que podem nos ajudar a concluir melhor as atividades que queremos realizar.

No início, ele pode ser um pouco desconfortável, principalmente se ainda não estamos acostumados com isso, mas a tendência é que, com o passar do tempo e com a prática, seu corpo vai se adaptar e será uma atividade cada vez mais prazerosa.


Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o Nutri Green Online, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: