Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada são dois pré-requisitos fundamentais para o bem-estar, que é uma combinação de saúde física e mental. No entanto, com o agito da rotina, muitas pessoas afirmam que não tem tempo para se preocupar com isso.

Pois bem, essa desculpa não funciona mais. A ciência evoluiu, e se antes se acreditava que eram necessários longos treinos para pequenos resultados, atualmente sabe-se que um treino de alta intensidade é muito mais benéfico e pode ter até mesmo melhores resultados.

Nesse conteúdo exclusivo confira os 3 benefícios do treino de alta intensidade para começar a praticar hoje mesmo!

#1 Maior eficiência

As recomendações da Organização Mundial da Saúde para a eficácia de uma atividade física variam. Em linhas gerais, é indicado para todo mundo que se façam 150 minutos de exercícios de intensidade moderada ao longo da semana, ou até 75 de alta intensidade.

Porém, segundo pesquisa conduzida por Alex Castro da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas (UNICAMP), um treino de alta intensidade, na sigla em inglês HIIT, gera um melhor aproveitamento pelo organismo.

O estudo foi organizado da seguinte forma. Um grupo de voluntários realizou exercícios de alto impacto por 4 minutos, próximo a sua capacidade máxima, seguido por períodos de atividade de baixa intensidade. As sessões foram realizadas 3 ou 4 vezes por semana, de 5 a 40 minutos por dia.

Do grupo que seguiu com um treinamento tradicional, 22% não responderam ao exercício com alguma melhoria significativa no condicionamento físico, enquanto os membros do grupo HIIT, apenas 5%.

#2 Melhora o condicionamento físico

Um dos músculos mais importantes do corpo humano, não o mais porque todos são essenciais, sem dúvidas é o coração. Como todo músculo, precisa ser exercitado para se tornar cada vez mais resistente. Ao realizar exercícios tradicionais, de impacto baixo ou moderado, o corpo se adapta a isso e o coração não precisa mais fazer esforço para acompanhar as demandas do organismo. No HIIT, é como se você desse o susto no coração a cada minuto, fazendo com que ele trabalhe com mais vigor, seguido de um período de descanso para que ele volte ao normal.

Além do mais, considere subir um lance de escadas como um HIIT. Para subir lentamente, seu corpo faz pouco esforço. Para subir mais rápido, é preciso de força. Assim, é natural que o treino diário favoreça o condicionamento físico.

Fora isso, o seu corpo continua trabalhando após o encerramento da sessão, de modo que a queima de gordura é continuada, não parando quando o treino é finalizado.

#3 Qualidade de vida superior

Segundo Thums e Antunes (2019), ao observar um grupo praticante dos treinos de alta intensidade, os participantes afirmam que sentem mais disposição, bem-estar, e até mesmo melhor qualidade do sono.

Paralelamente, naturalmente o corpo começou a busca por alimentos mais saudáveis, sem a necessidade de sofrer por uma dieta. Com o corpo no lugar, gastando energia de maneira revigorante, a mente também consegue se alinhar para conquistar melhores resultados.

Gostou deste conteúdo? Acesse a nossa página para mais informações!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: