A pisada, forma com que os pés tocam e saem do chão, é mais importante do que se imagina. É importante que os pés de formem de maneira estável no solo. Para corredores, esse é um detalhe que pode fazer a diferença. Pisar de maneira errada pode, além de impactar nos resultados de treinos e competições (no caso dos atletas), gerar problemas não somente no pé, mas também em para outras articulações como joelho, coluna, quadril e etc.

 

A ortopedia sugere que há três tipos de pés: normal, plano e cavo. O normal é  bastante comum, equilibra melhor o peso do corpo. O plano possui um formato reto, que toca o chão por inteiro e o cavo, que possui um arco curvado que faz com que a ‘planta’ do pé encoste pouco no chão. Essas características são próprias de cada um e, entre outras coisas, determinam a maneira como o indivíduo pisa.

 

Tipos de pisada

8856

 

Piada Neutra: Arco normal. Esse tipo de pisada impulsiona a passada com toda a frontal do pé. O impulso inicia com a parte externa do calcanhar e uma rotação ligeira do pé para dentro.

 

 

Pisada Pronada: Arco plano. Nesta forma, a pisada começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina nas regiões próximas ao dedo grande. É o chamado “pisar pra dentro “.

 

 

Pisada Supinada: Arco cavo. É aquela pisada em que a pessoa utiliza a parte esquerda do pé e a área externa do dedo menor para o impulso. A pessoa descarrega o peso na parte de fora do pé.

 

 

Como saber qual seu tipo de pisada?

O ideal é que essa descoberta seja feita com um profissional ortopedista e/ou fisioterapeuta.

Existe uma avaliação biomecânica com câmeras que analisam em posições específicas.

Uma dica é observar o solado do seu tênis ou sapato e perceber como está o desgaste, se mais em um lado do que em outro. Se o desgaste estiver uniforme, é provável que sua pisada seja neutra. Se estiver na parte interna, pisada pronada e se for na parte externa, sua pisada tende a ser supinada.

Para os atletas, conhecer o tipo de pisada  tem uma importância ainda maior pois induz a compra do modelo correto de tênis e evita lesões e vícios posturais durante as práticas esportivas. O uso do tênis não adequado pode causar desde lesões simples como calos até lesões ósseas e problemas crônicos.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: