Para se exercitar, não importa se o objetivo é melhorar a saúde ou aprimorar a performance física, escolher a melhor atividade faz toda a diferença. Apenas ao usar o método ideal é possível conseguir o resultado específico que deseja. Em termos de musculação, a forma mais utilizada para desenvolver massa muscular, existe tanto a opção de usar aparelhos de musculação ou os pesos livres.

Não é apenas no tipo de exercício que elas se diferenciam. Cada um desses modos tem suas finalidades características, formas de uso diferentes e vantagens e desvantagens próprias. Não há como definir qual dos dois é o melhor método como um todo, já que ambas são úteis dentro das necessidades particulares dos praticantes. Em muitos casos, inclusive, uma combinação de ambos na rotina pode fornecer o melhor resultado. Vamos conferir a utilidade de cada um:

Peso livre

Na musculação em peso livre são os exercícios que usam objetos que não dependem de um equipamento físico, o que permite ter mobilidade, tanto na escolha do local para se exercitar quanto no tipo de exercício. É o caso de halteres, tornozeleiras, kettle bell, barras e anilhas, medicine balls, entre outros.

O peso livre requer uma movimentação mais ampla para erguer e manejar as cargas e, por isso, acaba trabalhando outros músculos além do principal do exercício. Ele precisa de mais controle para manter postura e realizar a atividade, então o esforço físico requisitado é maior. Mas por esses mesmos motivos, ele tem maior poder de ativação muscular, com mais gasto calórico e perda de gordura, além de trabalhar músculos que não são ativados nos aparelhos, bom para acelerar o processo de ganho de massa corporal.

No entanto, é preciso saber realizar os exercícios corretamente, já que uma má postura pode acarretar em lesões. Por isso é importante começar nessa atividade apenas se tiver conhecimento sobre musculação, de preferência com um profissional auxiliando para instruir sobre os movimentos corretos. Uma vez que invista nisso, a própria postura vai melhorar com o tempo. Em suma, exige mais do praticante, mas garante bons resultados no corpo como um todo.

Aparelhos de musculação

Os aparelhos são ferramentas fixas no ambiente, e que tem um objetivo mais direto em relação ao exercício proposto. A maioria dos equipamentos promove um movimento em apenas duas direções, com uma finalidade bem específica. Mesmo as estações que incluem mais de uma atividade mantém essa filosofia já que cada uma tem sua função, a diferença é que foram colocadas em um aparelho em vez de vários.

A principal indicação para usar os aparelhos são para praticantes iniciantes, já que é mais difícil errar, uma vez que o próprio equipamento afirma a postura e facilita o movimento. Quem tem um objetivo específico, em caso de fortalecer um músculo mais fraco para evitar lesões, é também uma boa escolha inicial para começar a se desenvolver.

Entretanto, mesmo os mais experientes podem tirar vantagens dos aparelhos. Para quem tem uma estrutura boa e quer trabalhar um músculo apenas, o isolamento causado nos aparelhos torna essa tarefa mais rápida, já que o esforço exercido terá resultado direto nele. Por essa centralização, é possível até aumentar o peso e realizar mais repetições, com mais facilidade e menos riscos de lesões.

 


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: