Os maiores erros cometidos no treino de hipertrofia
Conquistar músculos mais fortes e maiores não é tão simples quanto pode parecer para quem está começando o treino de hipertrofia – ou mesmo para quem já é mais avançado e está ‘acostumado’ com a rotina na academia. Em tempos de informações pipocando por todo o lado, é preciso saber onde encontrar a orientação certa para conseguir aprimorar os treinamentos, corrigir os erros e alcançar o progresso desejado. Pequenas falhas cometidas ao longo das sessões ou do dia a dia podem trazer grande prejuízo no fim das contas, com desperdício de tempo e energia. Por isso, é importante ficar atento aos maiores erros cometidos no treino de hipertrofia.
❌ Só treinar o que gosta
Talvez o erro mais comum de ser visto nas academias. É normal ver os homens treinando uma ou duas vezes na semana, justamente nos dias em que são trabalhados braços, costas e peito, enquanto as mulheres focam mais nas pernas e nos glúteos, por exemplo. No resto da semana, muitos nem aparecem na academia, ou preferem fazer só uma atividade aeróbica. Se o objetivo é a hipertrofia, não tem jeito: embora seja normal não gostar de alguns tipos de treinamentos, é preciso esforço e foco para fazer essa parte ‘chata’ para atingir os melhores resultados.
❌ Repetir sempre a mesma série
Erro básico, mas que não é raro de encontrar por aí. A hipertrofia exige adaptação e mudança de acordo com as variáveis, e o desenvolvimento dos músculos depende da atenção que é dada a cada um deles. Fazer os mesmos exercícios, com a mesma intensidade e o mesmo volume é a receita para a perda de tempo e a frustração. Conforme o corpo vai se desenvolvendo, é importante alterar as séries para continuar estimulando o organismo de forma técnica e inteligente para seguir evoluindo.
❌ Exagerar nos treinamentos
É claro que não dá para vacilar, faltar com frequência ou fazer exercícios ‘de menos’. Mas o exagero também pode ser prejudicial aos resultados e ao próprio corpo: é o overtraining. É preciso ficar atento aos sinais que o corpo apresenta, como pequenas dores nas articulações ou em alguns músculos. Isso pode ser sinal de que a série está muito pesada e que é preciso pegar mais leve para atingir os resultados alcançados. O descanso também é fundamental. O ganho de massa muscular é prejudicado pelo treino em excesso, é preciso descansar para deixar o corpo crescer, e depois voltar para a academia.
❌ Treinar ‘qualquer coisa’
Não adianta tentar seguir o amigo ou se comparar com o colega do lado, cada pessoa reage de um jeito aos exercícios e não dá para tentar fazer tudo por conta própria. É importante contar com a ajuda de um professor que vá entender o organismo do aluno e criar um treino de hipertrofia específico para as necessidades individuais. Fazer um treino focado, com as séries adaptadas ao corpo de cada um garante resultados melhores e de maneira mais saudável.
❌ Não seguir uma dieta correta
Também é normal ver as pessoas achando que basta comer muita proteína ou abusar dos suplementos. Ou então, seguir à risca a dieta de segunda a sexta e abusar demais das guloseimas no fim de semana. Embora não esteja relacionado aos treinos especificamente, a dieta é parte fundamental para quem busca desenvolver os músculos. Ter um cardápio com as gorduras ‘boas’, carboidratos de baixo índice glicêmico e ter sempre frutas, legumes e verduras também é fundamental para atingir os resultados esperados. Manter uma dieta equilibrada que atenda às necessidades do organismo ajudará a alcançar os objetivos nos trenos.
–
Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.
Categorias
- Alimentação
- Alongamento
- Atividade Física
- Ballet Green
- Beleza
- Bike Indoor
- Condicionamento Físico
- crossfit
- Depoimentos
- Emagrecimento
- Eventos
- Ginástica
- Greenzone
- HIIT
- Hipertrofia
- Infância e adolescência
- Judô
- Lutas
- Método DeRose
- Muay Thai
- Musculação
- My Gym
- Natação
- Nutrição
- Pilates
- Resultados
- Saúde
- Sem categoria
- Suplementos