Muitos atletas de musculação, principalmente no começo de sua trajetória nessa área, possuem dúvidas em relação às repetições dos exercícios determinados em um programa de treinos.

Por ser uma área com diversas respostas para diversas perguntas, diversos estudos e pesquisas buscaram aprimorar os conhecimentos do mundo da Educação Física, a fim de aperfeiçoar os resultados.

Entretanto, dentro das academias, encontramos pessoas não qualificadas que passam conhecimento vago e acabam criando certas falácias sobre como executar as repetições corretamente. Por isso, separamos a seguir, alguns mitos e verdades sobre as repetições para informar você e tornar seu treino ainda mais eficaz.

“Quanto mais repetições fizer, melhor”

Se o resultado desejado for hipertrofia, isso é um grande mito.
Para potencializar os resultados de um treino focado em aumento de massa muscular, o ideal é que sejam executadas menos repetições, de 6 a 10 sendo o número ideal, com uma maior carga, sempre prestando a atenção na boa execução do movimento e amplitude muscular.

Verdade
Se o objetivo do treino for tonificação muscular ou definição, uma quantidade maior de repetições com uma carga reduzida realmente é mais eficiente e pode gerar mais resultados. Porém, esse processo sempre deve ser acompanhado por um profissional qualificado.

“O treino será mais eficiente se não houverem intervalos entre as repetições”

Esse é um mito um tanto quanto perigoso. O intervalo entre uma série e outra é importante para não gerar fadiga excessiva e manter o desempenho constante durante o treino.

Além disso, não dar um intervalo de descanso muscular pode acarretar lesões que apenas irão atrapalhar o progresso do atleta.

Verdade
Os intervalos são importantes, porém, não podem durar muito tempo para não deixar o músculo retornar ao seu estado “inercial”. O tempo ideal entre uma série e outra deve ser entre 30 segundos e 1 minuto, dependendo da intensidade do exercício e do preparo físico do praticante.

“Executar mais rápido e com mais carga as repetições aumenta a massa”

Mais um mito que não levará a lugar algum. Ao executar o exercício com muita carga e velocidade, corre-se um risco sério de se trabalhar um grupo muscular errado ou de errar o movimento, não gerando resultado algum.

Para ganhos musculares, o ideal é que o exercício seja feito lentamente, com repetições tendo duração de 2-3 segundos quando juntando a parte positiva e negativa do movimento. As cargas devem ser de acordo com a capacidade de execução correta.

Verdade

Para ganhos de força e praticantes de Powerlifting, a combinação entre execução rápida e carga elevada é viável. Porém, deve sempre ser acompanhada por profissionais qualificados.

“Aumentar o número de repetições passadas pelo personal/instrutor dará mais resultado”

MITO!!! Deve-se sempre respeitar a sua ficha e todo o trabalho do profissional de Educação Física, que montou o treino de acordo com a sua necessidade e limitações, a fim de ajudar você a chegar no resultado sem correr riscos.

Caso você tenha gostado das dicas e queira um programa de treinos ideal para você, acesse nosso site e conheça mais sobre nossos serviços!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: