O número de adeptos da musculação no Brasil é crescente. Uma das principais tendências do universo fitness, homens e mulheres apostam na atividade para fugir do corpo magro e adquirir um porte bem definido.

 

O que boa parte destes praticantes de musculação não sabe é que, ao contrário do que se pensa, a modalidade possui uma forte relação com o emagrecimento. É isso mesmo!

 

Neste post, nós elencamos os principais mitos e verdades que permeiam a relação entre musculação e emagrecimento. Confira!

 

1. Musculação não faz perder peso

MITO. Todos os exercícios gerarão a queima de calorias, até mesmo a musculação. É válido destacar que as atividades que envolvem pesos incitam a conquista de massa magra – músculo. Esta massa magra adquirida aumenta o consumo de energia, mesmo quando estamos em repouso.

 

Embora o resultado não apareça de forma imediata, na medida em que o treino é executado, a propensão é que a massa gorda seja substituída pela magra. Se as atividades estiverem apropriadas com o perfil do indivíduo, o ganho muscular e a diminuição de medidas indicarão que ele se encontra no curso certo.

 

2. Quanto mais musculatura, mais acelerado será o metabolismo

VERDADE. Quando o praticante possui maior quantidade de massa magra, maior será o seu consumo energético para mantê-la, incluindo em períodos de descanso e repouso.

 

Para suportar a demanda, a reação corpórea natural é elevar o movimento. Em outras palavras, quanto mais potente o corpo estiver, maior será o gasto de energia e isso por sua vez fará perder peso.

 

3. Pessoas que fazem exercícios para emagrecer também precisam de musculação

VERDADE. Isso se dá ao fato de que a musculação é uma modalidade de atividade física que aprimora o desempenho e evita possíveis lesões.

 

Portanto, se você pratica exercícios aeróbicos de alta intensidade, é recomendado também fazer musculação. Invista em atividades com peso, pois elas ajudam no fortalecimento e estabilização das articulações.

 

4. Quem pratica musculação com frequência não precisa de exercícios aeróbicos

MITO. O ideal é a combinação das duas modalidades de atividades. Assim como a musculação se faz necessária para as pessoas que desejam emagrecer, os exercícios aeróbicos são igualmente importantes para quem almeja definir o corpo com músculos.

 

Enquanto a musculação trabalha no ganho de massa muscular, a atividade aeróbica auxiliará no aumento de resistência e na aceleração do metabolismo. Ao acelerar o metabolismo, o praticante irá automaticamente perder peso, permitindo que os músculos se tornem mais aparentes e definidos.

 

Além do mais, os exercícios para emagrecimento também auxiliam a assegurar mais fôlego em treinamentos de grandes regiões musculares, como as pernas, por exemplo.

 

5. Mais treino significa maior ganho de massa muscular

MITO. Ao exagerar na intensidade e frequência do treino de musculação você gerará uma reação contrária ao desejado. Ao invés de favorecer o ganho de massa muscular, o organismo se tornará mais suscetível a sofrer lesões. Como consequência, você deverá se afastar do treino, correndo o risco de perder tudo o que já foi conquistado.

 

Para evitar que isto aconteça, é fundamental respeitar o período de pelo menos 24 horas de repouso entre um treinamento e outro. Afinal, é durante a recuperação que acontece a hipertrofia e o crescimento dos músculos.

 

Agora que você conhece os mitos e verdades sobre a relação entre musculação e emagrecimento, busque uma academia que te ajudará a colocar em prática os seus objetivos.

 

A Greenlife é uma academia possui profissionais capacitados para lhe ajudar a conquistar seus objetivos.

Clique aqui e agende já uma aula experimental em uma de nossas unidades!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: