Você segue seu plano de exercícios corretamente, mas ainda assim não conseguiu emagrecer?

Sabia que o intestino pode estar dificultando o processo de emagrecimento? Quem tem intestino desregulado e preguiçoso sofre com uma série de desconfortos, como prisão de ventre, barriga estufada, diarreias e até mesmo alterações no humor.

Além disso, como o intestino é uma espécie de segundo cérebro com funções primordiais para ajudar a manter nossa saúde, uma flora desequilibrada impede o emagrecimento saudável.

Quer saber mais a relação entre intestino e emagrecimento? Continue com a gente!

Importância do intestino

Dentro do intestino vivem muitos microrganismos divididos entre bactérias boas e ruins. Quando ocorre o desequilíbrio da flora, podem surgir doenças inflamatórias, alergias alimentares, intolerância e dificuldades para emagrecer.

A própria medicina, durante muito tempo, acabou não dando a importância devida ao intestino, porém, hoje o órgão ganhou status até mesmo de segundo cérebro, capaz de proteger sistema imunológico, ajudando na defesa do organismo.

Além disso, ele ajuda a regular todo o funcionamento do organismo, sendo assim decisivo no emagrecimento saudável.

Intestino x Emagrecimento: qual é a relação com a perda de peso?

E por falar em perder peso, se você tem treinado direitinho e mesmo assim não consegue emagrecer, já analisou como anda a sua alimentação?

Uma alimentação desregrada influencia no bom funcionamento do intestino, acarretando em distúrbios hormonais que aumentam a grelina e insulina. Tudo isso atrapalha o emagrecimento, já que a grelina, conhecida como “hormônio da fome”, faz com que o indivíduo nunca esteja saciado.

Quando está desregulado, o intestino também favorece o acúmulo de gordura e impede o organismo de absorver os nutrientes necessários.

Então, comece a observar com qual frequência você vai ao banheiro, se sente dores ou desconforto ao evacuar e até mesmo o aspecto das fezes, que podem indicar a falta de fibras.

O que fazer para o intestino funcionar bem?

Se você quer sair dessa batalha entre intestino e emagrecimento, é necessário voltar o foco para a alimentação e prática de atividade física. Ao mudar os hábitos, não apenas o seu intestino voltará a funcionar corretamente, como diversos outros benefícios irão ocorrer em sua saúde mental e física.

Portanto, para o intestino funcionar de forma regulada, invista em uma alimentação rica em vegetais, de preferências crus, fibras, legumes e frutas. Prefira alimentos integrais e coma uma colher de farelo de aveia todos os dias, que você pode colocar no iogurte, salada de frutas, ou bater com leite e banana.

Durante as refeições, mastigue bem os alimentos para que a sua digestão seja mais fácil e possa absorver bem os nutrientes. Outra dica para regular o intestino é ingerir iogurtes com bactérias vivas, os chamados lactobacilos vivos, pois eles são excelentes para equilibrar a flora intestinal.

Feijão, lentilha, soja, milho, ervilha são ótimos para a saúde e ricos em proteínas, porém, para evitar gases, a dica é coloca-los de molho na água antes do cozimento. E, é claro, não se esqueça de beber muita água para equilibrar o intestino e fazer você perder peso de forma saudável, equilibrada e sempre respeitando seus limites.

É fundamental procurar um nutricionista para que ele possa fazer uma avaliação e montar um cardápio de acordo com suas necessidades.

Aqui na Greenlife Academias nós montamos os fluxos de nutrição para cada pessoa. Venha treinar com a gente e mudar a sua vida para melhor!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: