Garantir o desenvolvimento e bem-estar de crianças é uma tarefa importante de seus pais e outros familiares.

Por isso, se você deseja saber sobre um esporte eficaz para a saúde de crianças, continue conosco e leia este artigo sobre a natação e seus benefícios.

Como iniciar os pequenos na natação

Toda prática de exercícios é válida, porém, existe um consenso sobre quando crianças devem começar a praticar natação. Esta estipulação de idade nada mais busca do que preservar a integridade e garantir que os futuros alunos estejam em condições aptas.

Logo, é indicado que a atividade se inicie a partir dos 6 meses de idade. Esta é uma fase de estímulos e adaptação para o bebê. Este período vai até os 3 anos.

A partir dos 4 anos, a criança começará a se movimentar mais livremente na água, e conforme avança em idade, será estimulada por novos desafios, como a apresentação de diferentes tipos de nado e suas respectivas execuções.

É importante que a atividade seja tratada com leveza, para que as crianças possam vê-la como um meio de lazer. Além do mais, a companhia e participação ativa de seus responsáveis torna o ambiente e o esporte mais bem aceitos.

Como a natação traz benefícios no âmbito da saúde

Além do lazer, existem outras variáveis que fazem da natação uma excelente opção para crianças, as quais iremos discorrer abaixo:

Age desenvolvendo a coordenação motora

A partir do momento em que a criança está exposta a diversos tipos de nados diferentes, ela acaba sendo incentivada a aprendê-los.

O fato é que diferentes nados requerem diferentes execuções de movimento, portanto, a coordenação motora acaba sendo trabalhada enquanto se nada.

A coordenação motora é uma parte muito importante na vida de todo ser humano, visto que esta não trata apenas de membros, mas ocorre a partir da junção de atividade física e cerebral. Sendo assim, incentivar o desenvolvimento desta área é extremamente benéfico.

Estimula o bom funcionamento do sistema respiratório

Ao nadar, obviamente é necessário aprender a controlar a respiração para que se consiga uma melhor performance. Logo, o sistema cardiorrespiratório é muito desenvolvido durante a atividade.

Inclusive, é um esporte indicado para crianças que possuem problemas respiratórios.

Previne a obesidade infantil

Este é um problema frequente em crianças, e a natação pode ser uma opção eficiente para enfrentá-lo, pois trabalha toda a musculatura e leva à queima de diversas calorias.

Além do mais, quanto mais cedo uma pessoa tiver uma vida ativa, menos riscos ela corre de se tornar sedentária no futuro.

Outros benefícios observados ao se praticar esta atividade física

É evidente que a prática da natação traz diversos benefícios para a saúde dos pequenos, porém, é importante ressaltar que ao praticar esportes desde cedo, nós ficamos expostos a diversos fatores que ajudam no desenvolvimento de aspectos como: sociabilidade, trabalho em equipe e cooperação.

Além da saúde e bem-estar, saber nadar é um fator que pode trazer segurança para o seu filho durante momentos em piscinas, rios e mares, garantindo que ele tenha habilidades necessárias para se manter seguro nessas áreas, isso claro, sempre acompanhado de um adulto.

Após todas essas informações, que tal introduzir esta atividade na rotina do seu filho? Converse com ele e experimente os benefícios da natação na saúde da criança!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: