Esteira ajuda na perda de peso?

Um dos equipamentos mais populares nas academias é também um grande aliado quando o assunto é perda de peso.

Caminhando ou correndo, por ser uma atividade aeróbica, utilizar a esteira ajuda na queima calórica e no emagrecimento, mas para isso é preciso levar em conta os tipos de exercícios e a intensidade com que são realizados. Quanto mais rápido for o exercício, maior será a queima de gorduras.

Vale ressaltar que a velocidade da caminhada ou corrida deve ser alterada de acordo as condições físicas e as necessidades de cada um. Se seu objetivo for o emagrecimento, por exemplo, o ideal é apostar em uma intensidade mais alta, alternância de estímulos e na variedade de exercícios, respeitando seus limites.

Em geral, a esteira emagrece porque mantém o metabolismo acelerado, auxilia no controle da pressão arterial, e tonifica algumas partes do corpo. A cada 1,5 quilômetros de caminhada, é possível perder cerca de 100 calorias.

Como emagrecer fazendo esteira?

Como já foi dito, é possível a perda de gordura corporal durante os exercícios de esteira, mas alguns detalhes importantes contribuem.

Alterne entre caminhada e corrida: é um excelente método para quem quer perder gordura corporal. Os treinos intervalados são mais eficientes do que treinos feitos de maneira constantes, do início ao fim. O tempo de alternância deve ser estabelecido por um profissional e sempre de acordo com os limites de quem pratica.

Aumente a inclinação da esteira: Aumentar a inclinação deixará seu treino mais intenso, uma vez que o efeito é o mesmo de subir uma ladeira e isso exigirá mais do seu corpo, o que consequentemente aumentará a queima de gordura. Além disso, dessa forma panturrilhas, coxas e glúteos são mais trabalhados.

Velocidade mais alta: Aumentar a velocidade significa um maior gasto energético, além de melhorar o condicionamento físico e influenciar positivamente o sistema cardiorrespiratório.

Misture com outros equipamentos: Os benefícios da prática da esteira podem ser obtidos tanto quando praticados de maneira única ou quando alternados com exercícios de musculação e outros aeróbicos. Mesclar as atividades na esteira e no elíptico, por exemplo, traz o dobro de benefícios e além disso, diminui a monotonia de praticar uma mesma atividade.

A esteira, é um equipamento comum, de fácil acesso e que pode ser adquirido para treinos em casa. São diversas vantagens e não precisa ser monótono ou aquela opção de aeróbico que muita gente não gosta.

Vantagens da esteira

Correr ou caminhar na esteira reduz o risco de acidentes como pôr o pé em um buraco e até mesmo os incidentes que podem vir a ocorrer no trânsito. Além disso, é um exercício que pode ser praticado a qualquer hora do dia onde você tem maior controle da velocidade e domínio do ritmo cardíaco.

Respeite seus limites

Nunca esqueça disso! Toda atividade quando praticada em excesso é prejudicial à condição física. O ideal é que você mantenha o passo de acordo com as condições atuais do seu corpo. Qualquer movimento forçado e com pouca consciência corporal pode trazer desequilíbrios ao organismo resultando em dores na coluna, quadril, joelhos, tornozelos e excessos musculares tais como contraturas e câimbras.

Procure sempre o auxílio de um bom profissional e bom treino!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: