O overtraining é uma condição muito comum na prática dos exercícios físicos diários, principalmente para aqueles que o praticam sem a ajuda de um profissional da área.

Essa síndrome é causada por diversos fatores físicos e psicológicos, além de estar relacionada aos hábitos do indivíduo. O excesso de exercício físico é a característica principal do overtraining, ou seja, você está indo além dos limites do seu corpo e não está conseguindo determinar as atividades corretas para o seu desenvolvimento físico.

Além disso, o sono é um fator que contribui para a condição de overtraining. Quando você não descansa o suficiente ou até mesmo descansa de maneira irregular, o seu corpo não se adequa ao seu relógio biológico e você se sente cansado o tempo todo.

O estado de overtraining também é relacionado à dieta do indivíduo. Nesse sentido, a falta de um acompanhamento profissional é danosa ao corpo. Afinal, existem hábitos alimentares que nós não conseguimos identificar os defeitos, portanto, trata-se da necessidade de uma orientação com um nutricionista.

Contudo, engana-se quem pensa que as consequências do overtraining se limitam ao estado físico da pessoa. Outro dano causado por essa condição é a alteração hormonal desproporcional e a variação do humor. Desse modo, você terá um corpo cansado e doloroso, além de problemas psicológicos sérios.

Quer evitar o overtraining?

Então comece a planejar os seus treinos com um tempo correto de pausa entre os momentos de se exercitar. Defina o seu horário de sono e evite sair dessa rotina com frequência.

É atleta e tem uma carga excessiva de treinos?

Busque uma equipe especializada que lhe explique os limites do seu corpo. Procure profissionais qualificados que se adequam aos seus objetivos competitivos.

Na musculação comum, os maiores problemas são relacionados à alimentação e falta de sono. Afinal, as práticas físicas de não atletas são menos intensas e não proporcionam essa mazela. Contudo, a falta de um profissional pode gerar consequências graves, como a má execução de um exercício que machuque o corpo ao longo do tempo.

Portanto, se você é um atleta que precisa de intensidade ou um indivíduo comum que deseja começar na musculação, atente-se aos limites do seu corpo. Quando notar uma dor estranha, um cansaço fora do comum, busque ajuda profissional!

Antes de começar a treinar, é interessante que você faça uma consulta com um médico. Desse modo, ele fará uma análise geral das suas condições físicas e psíquicas e limitará as suas práticas, evitando danos.

Confira alguns sintomas que te permitem identificar o início de um overtraining:

  • Fadiga

  • Insônia

  • Cansaço

  • Ausência de menstruação

  • Estresse

Agora que você compreendeu a necessidade de ajuda profissional no âmbito dos treinos físicos, conheça os serviços próximos a você.

A nossa academia possui sede em Fortaleza e trabalha tanto atletas profissionais quanto pessoas comuns buscando bem-estar. A melhor academia do Ceará conta com diversas modalidades, como a metodologia Gustavo Borges e o modelo My Gym.

Evite o overtraining e trabalhe seu físico com os nossos profissionais qualificados e prontos para te ajudar a planejar os seus treinos.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: