A academia é tida como um lugar reconhecidamente recomendado, dentre outros propósitos, para a perda de peso. O problema é que tem pessoas que, ao começar a fazer academia, percebem que estão engordando. Isso é possível? Confira mais informações aqui!

É possível engordar depois de começar a fazer academia?

A resposta é sim, mas isso não significa que é um acontecimento ruim, mesmo que a intenção ao entrar na academia fosse a de perder peso. Realmente acontece de pessoas que começam a se exercitar com afinco verificarem um aumento de peso.

Portanto, saiba que é comum isso acontecer e que provavelmente não vai prejudicar em nada, a longo prazo, a perda de peso. Se você percebeu aumento de peso pouco depois de começar a malhar, provavelmente é porque você está ganhando músculos.

Por que isso acontece?

Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses.

Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses. Ainda assim, não deve ser preocupante porque é suposto que aconteça.

Isso não significa necessariamente que a pessoa vai ficar com um corpo maior. A massa muscular e a gordura possuem o mesmo peso, mas a massa muscular ocupa um espaço menor. Assim, mesmo que a balança faça a pessoa se perguntar se vai ficar mais gordinha, a resposta é não.

Afinal de contas, com o aumento dos músculos, que ocupam menos espaço, as roupas que a pessoa vestir cairão melhor nela. Assim, ela ficará mais satisfeita ao se olhar no espelho.

Mas pode ser gordura?

Essa é a notícia ruim para você que quer perder peso. É possível que seja gordura se os seus hábitos alimentares tiverem mudado. Ao começar a fazer academia, muita gente precisa segurar a vontade de comer desenfreadamente, pois chega do treino com muita fome.

Afinal, o treino exige mais calorias para recuperar a musculatura. Portanto, preste atenção nos seus hábitos alimentares e procure controlar a vontade de comer mais que o necessário e de forma pouco saudável. Mas, para saber se o ganho de peso é por conta da gordura, é interessante passar com um nutricionista desde o começo.

Quais as dicas alimentares nesse período?


Para a musculatura se recuperar, é necessário consumir proteína. Isso significa que você pode comer carne magra, peixe, ovos, barrinha de proteína ou sementes, como as de abóbora, cânhamo ou girassol, e leite e derivados. Ainda assim, será preciso saber dosar.

Já para evitar comer demais, a dica é investir em alimentos que promovem maior saciedade e, com isso, reduzem a fome. Bons exemplos são a batata-doce e o pão integral. Outro efeito bem bacana desses alimentos é que eles evitam que o corpo use o tecido muscular como fonte de energia, focando-se, portanto, na gordura quando for a hora do treino.

Para emagrecer através da aceleração metabolismo, consuma chás que tenham essa função, como o de gengibre, hibisco ou canela. Portanto, mesmo tendo percebido uma engordada após pouco tempo de treino, não se desespere; apenas verifique como vai sua alimentação, converse com um especialista e, se sua intenção é emagrecer, faça uso das dicas acima.

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional online, para lhe ajudar a obter os melhores resultados. Faça seu acompanhamento nutricional exclusivo com a qualidade da marca Greenlife.

 

 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: