A hipertensão é, sem dúvida, uma condição que limita a qualidade de vida das pessoas que portam esse problema. Entretanto, a hipertensão não pode servir como desculpa ou pretexto para que você se torne uma pessoa sedentária. Inclusive, os exercícios físicos são uma boa maneira de lutar contra essa condição e melhorar a vivência diária de qualquer pessoa.

 

Neste texto, iremos trazer dicas de alguns exercícios que podem ser bastante úteis para pessoas que sofram de hipertensão. Confira e tenha uma qualidade de vida muito melhor!

 

Quais tipos de exercícios podem ser feitos?

Tudo isso irá depender de quão avançada é a hipertensão do paciente, e diversas outras características de sua saúde e condicionamento físico. Por isso, antes de sair e fazer exercícios, é muito importante que a pessoa hipertensa tenha um bom diálogo com seu médico e com seu profissional de educação física, a fim de programar exercícios que possam ser realizados com segurança e sem riscos maiores à saúde.

 

Dependendo destes diversos fatores, o paciente pode ser recomendado a fazer exercícios leves, moderados ou até mesmo mais intensos. Veja a seguir alguns exemplos destes exercícios.

 

Exercícios leves: você pode fazer 30 minutos diários de algum exercício aeróbico leve, de 3 a 5 vezes toda semana. Bons exemplos de atividade como estas podem ser a caminhada ou até mesmo uma corrida em ritmo leve.

 

Exercícios moderados: se você está em melhores condições físicas e tem força suficiente para fazer exercícios de forma segura. Os exercícios podem ser os mesmos do que os exercícios leves, com a diferença que agora o paciente também pode fazer ciclismo além de caminhadas ou corridas, e aumentar o tempo e a frequência. Agora pode-se fazer até 60 minutos de exercício, de 5 a até 7 vezes por semana.

 

Exercícios intensos: os exercícios ainda são aeróbicos, tal como os leves ou os moderados. Mas nessa categoria, você pode fazer até mesmo mais de uma hora diária de atividades como caminhada, corrida e ciclismo. (Também pode ser remo, marcha atlética e outros exercícios dessa forma).

 

Exercícios resistidos: Além dos exercícios aeróbicos, a pessoa hipertensa também pode associar estas atividades a exercícios resistidos, ou seja, exercícios nos quais o paciente levanta pesos que servem como resistência para estimular o desenvolvimento muscular direcionado a determinados grupos do corpo nos membros, no abdômen, costas e outros. É possível revezar entre os exercícios aeróbicos e resistidos, ou praticar um pouco de cada um todos os dias. O que você não pode deixar de fazer é falar com seu profissional de saúde!

 

A importância de se realizar exercícios mesmo com hipertensão

Para quem tem hipertensão, o sedentarismo pode ser fatal. Quem não pratica exercícios tende a ficar obeso, perder capacidade respiratória e também ficar com o coração mais sensível a taquicardias e infartos. Não deixe de começar uma atividade física. Não tem problema algum em se começar de forma devagar ou leve – o importante é ter atitude e força de vontade!

 

Conheça Greenlife Academias e cuide de sua saúde! Acesse https://greenlifeacademias.com.br/wp/

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: