Condicionamento físico na piscina

A falta de condicionamento físico é causada pela ausência, principalmente, da prática regular de exercícios físicos. O corpo precisa de movimento para funcionar bem. Se você está em dúvida sobre qual exercício escolher para adquirir maior condicionamento por que não gosta de academia ou não se identifica com atividades ao ar livre, te daremos uma dica: exercite-se na água.

 

No calor em que vivemos diariamente, praticar atividades na água pode ser uma boa opção para manter a forma física e amenizar os efeitos do clima. Na água, é possível trabalhar o condicionamento, o sistema cardíaco e respiratório além de auxiliar no ganho de massa muscular. Exercícios na piscina são bastante procurados para quem deseja emagrecer, melhorar o preparo ou tratar lesões.

 

Além dos vários benefícios dessa modalidade, a prática do esporte no ambiente aquático, evita as lesões causadas por impacto. A potência das atividades na água podem ser comparadas ao que é realizado em uma corrida, mas com a vantagem de proteção das articulações. Os movimentos corporais na água sofrem resistência, tornando o exercício lento, entretanto, bastante intenso.

 

A água auxilia no relaxamento, combate o estresse, beneficia o preparo físico  e as atividades podem ser divertidas e variadas. A hidroginástica, por exemplo, ao contrário do que muita gente pensa, não é indicado apenas para os mais velhos. A hidro possui vários benefícios e é super fácil de ser executada. Com ajuda de caneleira e outros acessórios, a atividade auxilia na melhora da respiração, tonificação de músculos, combate a flacidez e contribui para o emagrecimento, desde que praticada regularmente. As aulas são bastante animadas.

 

Atividades na água são ótima opções para as gestantes devido a sensação de peso do corpo  que é reduzida quando submerso. Nessa fase, a prática melhora a circulação, o estresse cardiovascular, beneficia a  qualidade do sono e evita o ganho excessivo de peso.

 

Para que os resultados sejam desejáveis, é interessante que o praticante realize os movimentos da maneira correta. A princípio, não se preocupe com a velocidade, o certo é se manter atento à técnica e, posteriormente à rapidez. Caso contrário, o gasto de energia será maior e os resultados não serão notados. Agora, basta procurar uma academia com profissionais capacitados, uma  piscina e aproveitar todos os benefícios das atividades aquáticas.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: