O mundo está cada vez mais acelerado. Enquanto você lava a roupa, fica de olho nas crianças e em um vídeo na internet. O seu dia é planejado enquanto você ouve o rádio e vai até o trabalho.

No meio de todo esse fluxo de pensamentos, você pode sentir que está perdendo a conexão consigo mesmo e com o presente, não podendo aproveitar cada momento. Você se perde até mesmo no que está fazendo e em como se sente.

É um fato, os exercícios de mindfulness são capazes de reduzir a ansiedade e o estresse de maneira efetiva. Mas será que há tantos benefícios para o corpo quanto para a mente?

Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você compreenda como os exercícios de mindfulness podem ser benéficos para a sua saúde. Confira!

Exercícios de Mindfulness são bons para o coração

Em estudo publicado pelo portal PubMed, um grupo de pessoas foi dividido em dois. Um deles seguiu com um tratamento medicamentoso para hipertensão, enquanto outro tomou um placebo, praticando o mindfulness diariamente.

Aqueles que aprenderam a tirar proveito dos exercícios de mindfulness, tiveram uma redução significativa na pressão sanguínea, o que sugere que o mindfulness pode ser excelente no combate à hipertensão e na proteção do coração.

Evita a progressão do Alzheimer

Em pesquisa publicada em 2016 pelo Journal of Alzheimer ‘s Disease, pessoas com Alzheimer foram incentivadas a praticar a meditação mindfulness, terapias cognitivas, treinamento para relaxamento ou nenhum tipo de tratamento, sendo acompanhadas ao longo de dois anos.

Enquanto a estimulação cognitiva e o treinamento de relaxamento apresentaram pequenos benefícios em relação ao grupo que não fez nenhum tratamento, os exercícios de mindfulness foram significativamente mais positivos.

Em uma revisão sistemática, os dados coletados pelos pesquisadores sugerem que a prática mindfulness pode mitigar o declínio cognitivo, provavelmente pelos seus efeitos sobre a atenção, processamento de informações e seus efeitos na memória.

A prática Mindfulness reduz o envelhecimento das células

O envelhecimento das células acontece de maneira natural quando elas se dividem ao longo da vida, mas pode ser acelerado quando há quadros de doenças ou estresse crônico.

No final do DNA celular, há uma proteína chamada “Telomero”, que protege as células do envelhecimento precoce, e ela parece ser significativamente impactada pela meditação mindfulness.

Em um estudo experimental com sobreviventes de câncer de mama, o tamanho dos telômeros foi maior no grupo que praticava diariamente os exercícios de mindfulness.

A sua imunidade tende a aumentar

De fato, o sistema imune é altamente volátil e sujeito às reações que temos ao longo da vida. Quando a ansiedade e o estresse se tornam crônicos, tendemos a ficar mais doentes e com esse sistema comprometido.

Em uma série de pesquisas, chegou-se a conclusão que o mindfulness é capaz de relaxar tanto a mente, que a própria produção de anticorpos é acentuada. Em dados coletados de pacientes com HIV e Câncer, aqueles que praticavam esses exercícios, respondiam melhor aos tratamentos oferecidos.

É certo, se a sua mente está saudável, é mais fácil manter o corpo saudável. A prática mindfulness é fundamental para um mundo cada vez mais acelerado.

Acesse a nossa página para mais conteúdos exclusivos que podem ajudá-lo nessa jornada!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: